Renata Beccária
Publicada em 07/02/2025 às 11h53
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou o remanejamento temporário dos alunos e servidores da Escola Municipal Wadih Darwich, localizada no Conjunto Jamari, bairro Três Marias, zona Leste da capital. A medida foi tomada para garantir a segurança da comunidade escolar enquanto o prédio passa por uma ampla reforma estrutural.
Os estudantes serão realocados para a Escola Municipal Manoel Aparício, situada na zona Sul da cidade. A Semed também sugeriu aos familiares dos alunos, outras três unidades na região, que foram acatadas por alguns pais. São as escolas Padre Geovane Mendes 2, Escola 12 de Outubro, Rainha da Paz (Extensão da Escola Nossa Senhora do Amparo).
Para assegurar o deslocamento adequado, a Prefeitura fornecerá transporte escolar gratuito. A decisão de remanejar os alunos foi baseada na necessidade de garantir a segurança de todos durante a execução da obra. "Não tem condição de manter uma obra e manter os alunos juntos, estamos pensando na segurança de todos", explicou Walter Nascimento.
A vice-diretora da unidade, Roseane Moraes, destacou que a reforma é uma demanda antiga da comunidade escolar. "Essa necessidade já era solicitada pelos pais há muito tempo. A estrutura da escola enfrenta problemas com a instalação elétrica, calor excessivo no turno da tarde, queda frequente de energia e infiltrações quando chove", relatou.
SOBRE A ESCOLA
A Escola Wadih Darwich foi inaugurada em 1992, sendo que a última reforma aconteceu em 2007. Atualmente, a escola atende cerca de 350 alunos do 1º ao 5º ano e conta com um quadro de 43 servidores. Segundo Walter Nascimento, desde então a unidade nunca passou por uma reforma estrutural significativa, recebendo apenas manutenções pontuais, como pintura. "A parte estrutural precisa de uma reforma grande, quase total", afirmou.
As aulas na nova unidade terão início com um pequeno atraso de dois dias, para que toda a documentação dos alunos e a mobília sejam transportadas e organizadas. Na Escola Manoel Aparício, que opera apenas no turno matutino, os alunos da Escola Wadih Darwich frequentarão as aulas no período da tarde.
Além disso, a Prefeitura se comprometeu a manter a comunidade informada sobre o andamento das obras e a previsão de retorno dos alunos à sua escola original. A expectativa é que, após a reforma, a Escola Wadih Darwich ofereça um ambiente mais seguro e confortável para os alunos, contribuindo para uma melhor qualidade de ensino e aprendizado.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/escola-wadih-darwich-sera-totalmente-reformada-apos-quase-20-anos,210244.shtml