![Prefeitura de Porto Velho alerta ribeirinhos e proprietários de embarcações sobre os perigos de colisões com troncos de madeira](/uploads/vh0rwyqhyvh52os.jpg)
Augusto Soares
Publicada em 07/02/2025 às 12h02
Nesta época do ano, em que o nível do rio Madeira já atingiu 12,88 metros na quinta-feira (6), é comum que grande quantidade de troncos de árvores, galhadas ou toras menores sejam arrastados pelas correntezas. Por conta disso, a Prefeitura de Porto Velho, através da Defesa Civil Municipal, alerta os proprietários de embarcações e a população ribeirinha em geral sobre os riscos de acidente.
“É importante que as pessoas tenham mais cuidado nesse período de inverno amazônico, por causa dos troncos que estão descendo o rio Madeira. Todos devem ficar atentos, especialmente os que navegam em embarcações menores, como os bandeirinhas (voadeiras), além dos que viajam no período noturno”, explicou o gerente de Operação e Socorro da Defesa Civil Municipal, Anderson Luiz.
Ele acrescentou que essas águas que estão descendo da Bolívia, devido ao seu grande volume, arrancam muitas árvores nas margens do rio, algumas até centenárias, fazendo o percurso até o rio Amazonas. Durante esse trajeto, tanto os troncos, quanto os pedaços de madeira, podem atingir embarcações, colocar em risco a vida das pessoas e, dependendo do impacto, causar sérios prejuízos ao transporte fluvial.
Ainda segundo Anderson Luiz, trata-se de uma característica do Madeira, por se tratar de um rio jovem e que ainda está em formação, por isso é chamado de rio Madeira. Anderson pede que as pessoas redobrem os cuidados e sigam as orientações da Defesa Civil para evitar acidentes.
ORIENTAÇÕES
-Fazer manutenções periódicas nas embarcações, inclusive no motor e hélices, para evitar falhas ao realizar manobras para desviar de troncos;
-Capacitar os condutores e demais tripulantes para identificar as toras flutuantes e agir com rapidez para evitar colisões;
-Instalar dispositivos de segurança que possam detectar obstáculos como troncos submersos ou parcialmente submersos;
-Nos locais de maior incidência de troncos, navegar em baixa velocidade;
-Embarcações menores, a exemplo de voadeiras, rabetas e canoas, evitar navegação noturna.
VISITAS
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti, neste período, a Defesa Civil intensifica o monitoramento junto às comunidades ribeirinhas, especialmente naquelas localidades com maior potencial de risco de serem impactadas pela elevação do nível das águas.
Na próxima quarta-feira (12), por exemplo, a equipe realizará mais uma viagem para inspecionar os distritos de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação, sendo esta última no rio Machado. Havendo necessidade, os técnicos imediatamente aplicam as medidas previamente adotadas, cujo objetivo maior é salvar vidas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/prefeitura-de-porto-velho-alerta-ribeirinhos-e-proprietarios-de-embarcacoes-sobre-os-perigos-de-colisoes-com-troncos-de-madeira,210246.shtml