![Conspirações palacianas se desmancham no ar; Euma Tourinho parou de debochar; e Confúcio pode ir ao ‘‘sacrifício’’ em 2026](/uploads/8akdp1u0lzc5eg0.jpg)
Herbert Lins
Publicada em 10/02/2025 às 09h21
COLUNA FALANDO SÉRIO: Renan Filho nega desejo de ser vice de Lula
Prof. Herbert Lins – DRT 1143
07/02/25 – sexta-feira
Na sexta-feira (07), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), concedeu entrevista na Rádio Itatiaia e afirmou que não há movimentos da parte dele para ser candidato a vice-presidente na possível chapa encabeçada pelo presidente Lula (PT), caso o petista resolva disputar a reeleição no próximo ano. Vale lembrar que Renan Filho é senador licenciado e ex-governador de Alagoas, além de filho do senador Renan Calheiros, um dos caciques do MDB. Contudo, Renan Filho deixou claro que participará das conversações na construção da chapa petista, inclusive defendendo que o MDB possa indicar o vice. Neste caso, Renan Filho, indicado como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo presidente Lula, não tem nada a perder, ele está no meio do mandato de senador, mas caso não se concretize, pode ser candidato ao Governo de Alagoas em um possível confronto com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC do Povo (PL). O ministro Renan Filho (MDB), atuando para o MDB, indicar o vice-presidente Lula (PT), não pode ser descartada a possibilidade da sua indicação como “alguém para a missão”. Compondo a chama, assumirá o papel de alguém que estará indo para uma missão diante das necessidades do partido, pois, como disse na entrevista à Rádio Itatiaia, seu objetivo é fortalecer o MDB.
Entrevista I
Na entrevista à Rádio Itatiaia na sexta-feira (07), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), falou sobre a sua posição política em 2026 ao lado de Lula: “Isso ainda será discutido mais adiante, fico feliz apenas por ter meu nome especulado, fui prefeito por duas vezes, assim como governador, agora senador e ministro.”
Entrevista II
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), disse na entrevista que não é o seu projeto no momento disputar a vice-presidência. Ele afirmou que seu “foco agora é trabalhar pelo Brasil, e também tenho compromissos com Alagoas. Mas, certamente, em 2026, o presidente precisará dialogar com partidos do Centro, e eu vou ajudar nessa construção”.
Hábil
Conheci o ministro dos transportes Renan Filho (MDB) no aeroporto de Guajará-Mirim, quando veio inaugurar o Porto Fluvial daquele município. Na oportunidade, fiz três perguntas a ele. Mediante respostas, percebi que Renan é aquele político hábil “com um olho no peixe e outro no gato”, como diz o ditado popular.
Palanque
Caso se confirme o MDB indicar o candidato a vice-presidente do presidente Lula (PT) nas eleições de 2026, a chapa vai precisar de palanque nas paragens de Rondônia. Neste caso, o nome mais competitivo é do senador Confúcio Moura.
Consolação
O senador Confúcio Moura (MDB) colocaria o nome para sacrifício no estado em que predomina o bolsonarismo. Inclusive, acredito que tenha folego para chegar ao segundo turno, mas ganhar de um candidato de direita já são outros quinhentos. Perdendo, poderia ganhar um ministério como prêmio de consolação.
Costura
O MDB compondo a chapa do presidente Lula (PT), o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), deverá deixar o partido e migrar para o Republicanos por discordar da aliança com o PT. Ele já costura por Brasília sua filiação à legenda conservadora e a possibilidade de assumir a presidência estadual.
Centro
Vale lembrar que o MDB é visto pelo eleitor conservador rondoniense como sendo um partido de esquerda. Leitura equivocada porque o MDB é uma legenda de centro que dialoga com os partidos de esquerda, direita e os demais do centro. Como a base eleitoral do deputado Lúcio Mosquini (MBD) é no interior onde o bolsonarismo impera, ele deverá deixar a legenda.
Know-how
Quem diz que não está enganado, interessa sim à Direção Executiva Nacional do Republicanos entregar a direção estadual da legenda em Rondônia para quem tem know-how na construção de nominata proporcional. Neste caso, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) conseguiu montar uma nominata de federal que ele se reelegeu e levou o delegado Thiago Flores com ele para a Câmara dos Deputados.
Conseguiu
Mesmo enfrentando no cenário regional a rejeição do eleitor da extrema-direita e bolsonarista, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), como presidente estadual do MDB, conseguiu construir também a nominata de deputado estadual que reelegeu o deputado estadual Jean de Oliveira e elegeu o deputado estadual Luiz do Hospital.
Especulação
O mês de janeiro passou e as conspirações palacianas se desmancharam no ar. Em vídeo recente divulgado nas redes sociais pelo governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) ao lado do vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil), colocou uma pá de cal nas especulações de que a relação de ambos estava estremecida.
Aparecem
No vídeo, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) aparecem sorrindo, apertando as mãos e até abraços sintetizaram o encontro cordial para redes sociais. Por sua vez, ambos trocaram elogios e anunciaram que “vem muita coisa boa por aí!”
Sucessão
Falando em Sérgio Gonçalves, depois do vídeo divulgado pelo governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), o projetando como candidato à sua sucessão nas eleições de 2026, Sérgio abriu agenda para receber vereadores do interior e da capital.
Agenda I
O vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) recebeu o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) com o grupo dos 13 vereadores da capital. Neste caso, estiveram presentes à reunião de aproximação os vereadores Pastor Evanildo e Adriano da Agricultura - PRTB; Geovani Ibiza e Marcos Combate - Agir; Breno Mendes e Zé Paroca – Avante; Devanildo Santana – PRD; Edmilson Dourado – União Brasil; Wanoel – PSD; Adalto do Bandeirantes e Fernando PM – Republicanos; Gedeão Negreiros – PSDB.
Agenda II
Na agenda, o vice-governador Sério Gonçalves (União Brasil) recebeu os seguintes vereadores do partido da Democracia Cristã – DC: Josiel Leão (Pimenta Bueno); Pastor Joel Escobar (Pimenta Bueno); Aguinaldo Sertanejo (São Miguel do Guaporé); Alaezio do Teixeirão (Cacoal). Os vereadores do DC endossaram o apoio da legenda à reeleição de Sérgio ao Palácio Rio Madeira.
Agenda III
O vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) também recebeu o deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil), que estava acompanhado dos seguintes vereadores de Nova Mamoré: Adalto Ferreira (União Brasil) – Presidente da Câmara Municipal; Sargento Milton (União Brasil); Toinho Barroso (União Brasil); Joaldo de Jacinopólis (PP).
Parabenizo
Parabenizo o secretário municipal de comunicação de Porto Velho, Paulo Afonso, ele conseguiu requentar matérias da época em que o ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB) se justificava para a população que tal dia choveu o que era para chover em um mês ou uma semana. Entretanto, o tempo foi passando e pouco foi feito para eliminar os pontos de alagação na gestão de Chaves.
Vídeo I
A rede social não perdoa mediante a antecipação das “águas de março”, ou seja, as chuvas intensas tiraram o sono da gestão do prefeito Léo Moraes (Podemos) desde a semana passada por conta das alagações. Os internautas ressuscitaram um vídeo da campanha eleitoral onde Léo aparece dentro da alagação dizendo que o problema duraria até dezembro.
Torcendo
Vale lembrar que no vídeo, o prefeito Léo Moraes (Podemos) diz o mês de dezembro, mas não cita o ano, porém, como a reeleição é no ano de 2028, ele tem até dezembro de 2027 para acabar com as alagações em Porto Velho. Neste caso, estou torcendo para o início das obras por querer o bem para nossa capital.
Deboche
Interessante, não consegui enxergar nenhuma postagem em tom de deboche nas redes sociais da ex-candidata à prefeita Euma Tourinho em relação ao fim das alagações. Em postagens passadas, com poucas chuvas, comemoraram-se muito cedo os resultados da “Operação Cidade Limpa” da gestão do prefeito Léo Morares (Podemos), em especial, a desobstrução das galerias pluviais e limpeza de córregos.
Sério
Falando sério, Winston Churchill certa vez disse que “a diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto o estadista decide pensando nas próximas gerações.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/conspiracoes-palacianas-se-desmancham-no-ar-euma-tourinho-parou-de-debochar-e-confucio-pode-ir-ao-sacrificio-em-2026,210367.shtml