
G1
Publicada em 17/02/2025 às 11h44
Na porta do hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde o papa Francisco está internado desde sexta-feira (14), fiéis estão fazendo vigília e acendendo velas para orar pela saúde dele.
As velas e flores estão sendo colocadas aos pés de uma estátua de João Paulo II, um dos antecessores do pontífice, que tem 88 anos e está no comando do Vaticano desde 2013.
Na praça de São Pedro, no coração do Vaticano, visitantes falaram à agência de notícias Reuters sobre a ausência do papa e a preocupação com seu estado de saúde.
"Nós certamente desejamos que ele melhore muito rápido. Ele é nosso pai e nosso pastor, e então queremos sua saúde e bênção contínuas", afirmou o Reverendo Tyler Carter, um padre católico dos Estados Unidos.
"Tenho 18 anos, então vi poucos papas na minha vida, e sou muito próximo dele. Espero que ele se recupere o mais rápido possível", disse Manuel Rossi, um turista de Milão.
Segundo comunicado divulgado às 9h desta segunda-feira (17) no horário de Brasília, Francisco está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e sua situação clínica é "complexa".
O tratamento dele foi alterado após o diagnóstico e não há previsão de alta. Ele permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário.
"Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada", diz a íntegra do boletim.
O papa tem um histórico de problemas respiratórios. Desde os 21 anos, Francisco não tem a parte superior do pulmão direito, quando teve uma pneumonia grave e mais três cistos no pulmão. Ou seja, sua capacidade respiratória é reduzida.
Mais cedo, nesta segunda, um porta-voz do Vaticano disse que o papa estava em condição estável de saúde, que havia dormido bem durante a noite, havia tomado café da manhã e estava de "bom humor".
Ele não informou se Francisco voltou a apresentar febre como no início da internação. Segundo os boletins médicos divulgados pelo Vaticano, ela vinha diminuindo ao longo dos dias.
Mesmo com a mudança de tratamento, os médicos do pontífice já haviam ordenado repouso absoluto. O papa teve que desmarcar todos os seus compromissos, porém, segundo a emissora italiana Mediaset, mesmo hospitalizado, no fim de semana, ele continuou sua prática recente de fazer ligações para falar com membros de uma paróquia católica em Gaza.
Francisco pediu desculpas por faltar à oração semanal que faz aos domingos na Praça de São Pedro. Ele também não pode liderar uma missa especial para artistas em comemoração ao Ano Jubilar da Igreja Católica.
Este é o quarto dia de internação do pontífice, que sofre com a infecção no trato respiratório desde o início do mês. Ele foi internado no hospital Gemelli, em Roma, na manhã de sexta-feira.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/papa-francisco-internado-fieis-acendem-velas-e-deixam-flores-na-porta-do-hospital,210909.shtml