
SEBRAE-RO
Publicada em 20/02/2025 às 15h00
O Sebrae em Rondônia entende a relevância do setor de Alimentação Fora do Lar, ou seja, os empreendimentos que têm suas atividades focadas em serviços de gastronomia. Por isso, está iniciando um projeto de atendimento a este público na região do Vale do Jamari, em especial, junto aos empreendedores de Ariquemes, Butiris, Machadinho do Oeste e Montenegro. O lançamento da iniciativa será realizada no escritório do Sebrae em Ariquemes, no próximo dia 25 de fevereiro, às 15h.
O setor de Alimentação Fora do Lar é um dos pilares da economia brasileira, com mais de 3,5 milhões de negócios ativos, sendo 24,1% deles micro e pequenas empresas (MPEs). Em Rondônia, a relevância desse segmento é evidente, com mais de 1.300 empresas ativas apenas nos municípios de Ariquemes, Buritis, Machadinho e Monte Negro. Diante desse cenário, o Sebrae está desenvolvendo iniciativas estratégicas para fortalecer os negócios de alimentação, impulsionar a competitividade e incentivar a inovação no setor.
Desafios e Oportunidades do Setor
Para a gestora projeto, a analista de negócios do Sebrae, Patrícia Perioto, existe um gap a ser preenchido junto a este segmento. Para ela, “de acordo com a Pesquisa Pulso do Sebrae (2023), o segmento de alimentação fora do lar enfrenta desafios como alta rotatividade de funcionários, aumento dos custos operacionais, dificuldades na gestão financeira e necessidade de aprimorar a presença digital. Aproximadamente, 38% dos negócios relataram queda no faturamento no último ano, com um declínio médio de 4,4%”.
No entanto, o cenário também apresenta oportunidades significativas. “A culinária regional tem se destacado como um fator de diferenciação, e a digitalização dos negócios surge como um caminho promissor para aumentar a visibilidade e atrair mais clientes. Além disso, a valorização de produtos locais e o fortalecimento da identidade gastronômica podem agregar valor aos negócios e fidelizar consumidores”, concluiu Patrícia.
Sebrae investe em inovação e capacitação
Com o objetivo de reverter esse quadro e fomentar o crescimento do setor, o Sebrae estruturou um plano de ação focado em processos, pessoas, marketing digital e finanças. As iniciativas incluem aprimoramento da gestão com consultorias especializadas para otimizar processos internos, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência operacional.
Também estão previstas capacitações de equipes, como treinamentos voltados para atendimento ao cliente, gestão de pessoas e fidelização. O marketing digital e a inovação serão altamente trabalhados com estratégias para fortalecer a presença online e imagem das marcas, com soluções de design.
O pilar da sustentabilidade financeira será trabalhado com consultorias em precificação, controle de fluxo de caixa e planejamento para crescimento sustentável. Um projeto transversal e focado em resultados muito claros.
Para marcar o início das ações, o chefe Pedro Baggatoli será o grande convidado para a tarde do dia 25, com a palestra “Como agregar valor em negócios de alimentação”. O palestrante é graduado em Gastronomia pela Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú, proprietário de vários estabelecimentos e tem sido muito demandado na mídia rondoniense quando o assunto é gastronomia de qualidade.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/sebrae-ro-lanca-projeto-voltado-ao-setor-de-alimentacao-fora-do-lar,211219.shtml