
Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 21/02/2025 às 14h00
Política – Nos últimos dias boa parte dos espaços das redes sociais de Rondônia foi ocupada por críticas ao prefeito de Porto Velho, Leo Moraes, presidente regional do Podemos, porque nomeou em sua equipe ex-vereador e pessoas que não estiveram alinhadas em sua heroica campanha política que o levou a vitória no segundo turno em outubro último. Ocorre que dos 23 vereadores (antes eram 21) reeleitos e eleitos, nenhum foi do seu partido ou da federação. Prefeitos não conseguem governar sem ter a maioria na câmara, o mesmo ocorrendo com governadores nas Assembleias Legislativas e o presidente da República no Congresso Nacional. As pessoas precisam entenderem, que as campanhas eleitorais terminam, no caso de Porto Velho, no segundo turno. Adversários, ganhadores e perdedores devem respeitarem os resultados de forma democrática, porque foi a escolha de a maioria dos eleitores.
Parceria – O administrador público, no caso Leo Moraes precisa do apoio de os vereadores para poder governar com eficiência. Sem a maioria do Legislativo ele não conseguirá atender as necessidades de a comunidade na saúde, educação, cultura, exportes, estradas, etc. Todas as ações administrativas do prefeito e sua equipe têm que passar pelo crivo dos vereadores. Lógico que os legisladores municipais não podem ser coniventes com o Poder Executivo. Têm que fiscalizar, apresentar indicações, proposições, projetos de lei, ouvir e atender o povo. O vereador não pode ser um conivente com o prefeito, mas um parceiro, porque ambos são eleitos pelo povo, que deve ser priorizado. O prefeito Leo está correto em buscar parcerias, mesmo entre os adversários, para poder governar com um mínimo de segurança. As críticas são para os excessos midiáticos...
Presidente – Rondônia ganha importante espaço na Justiça em nível nacional com a posse do desembargador Gilberto Barbosa na presidência do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Ccoge), que ocorreu na quinta-feira (20), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília. Rondônia ocupa importante espaço no CNJ, com a posse do desembargador Gilberto Barbosa. Sua posse foi das mais prestigiadas com presenças de autoridades do Sistema de Justiça Nacional, representantes do Poder Judiciário de Rondônia, dos tribunais e corregedorias estaduais brasileiras, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo. É Rondônia abrindo espaços em nível nacional, na área Judicial.
Vilhena – Reeleito em 2022, o prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro (Podemos) é um dos nomes em condições de concorrer a cargos eletivos nas eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas dos Estados e Distrito Federal ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Flori estaria se preparando para concorrer a uma das oito vagas a deputado federal, mas não pelo Podemos. As informações são que Flori estará se filiando ao PP, presidido no Estado pela deputada federal Sílvia Cristina, que se prepara para concorrer ao Senado em 2026. O contato para se filiar ao PP ocorreu entre Flori e Sílvia, durante a instalação do Centro de Diagnósticos de Câncer do Hospital de Amor, recentemente, graças a emenda parlamentar de Sílvia Cristina.
Banda – O Carnaval vai se aproximando e a Banda do Vai Quem Quer, tradicional bloco carnavalesco do Norte do País vai se preparando para o desfile, que ocorrerá no dia 1º de março, pelas principais ruas da área central de Porto Velho. A BVQQ foi fundada pelo saudoso Manoel (Manelão) Mendonça e fará o 45º desfile na capital. Como ocorre todos os anos, no sábado (22) acontecerá a tradicional Feijoada Imprensa Esquenta com a BVQQ. A presidente Siça Andrade, está convidando os profissionais de imprensa para a feijoada no Braz Buffet na beira do Rio Madeira com a entrada liberada para profissionais de imprensa sem acompanhante, devido ao espaço limitado. A pulseira para entrada está disponível na sede da BVQQ na Rua Joaquim Nabuco, 2368, área central de Porto Velho, Informações pelo WhatsApp 69. 99290.3939.
Respigo
Os moradores de Vilhena que dependem do transporte coletivo urbano estão enfrentando sério problema, porque a empresa detentora da concessão anunciou que encerra hoje (21) seus trabalhos na cidade. O prefeito Flori Cordeiro (Podemos) anunciou que todas as providências estão sendo tomadas para a realização de licitação emergencial +++ Como o contrato venceu, foi anunciada licitação para prorrogação do contrato com a empresa, até a realização do processo licitatório. Ocorre que a empresa resolveu paralisar seus trabalhos a partir de hoje +++ Até a solução do problema, os usuários do transporte ficarão sem o serviço. O transtorno é grande +++ Hoje (21) ocorre apresentação do violinista Filipe Dost em Ji-Paraná com os professores do Projeto Orquestra em Ação. O local do evento é no Auditório Leila Barretos, na Rua 1º de Maio, no Bairro Dom Bosco com entrada gratuita.
* Festas de aniversário, casamento, bodas em Porto Velho não pode faltar o Chopp Colônia, a escolha perfeita para os momentos especiais.
* Reservas pelo Disk Chopp: (69) 99231.2322 e 99231.5970
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/criticas-a-nomeacoes-do-prefeito-leo-moraes-rondonia-na-presidencia-da-ccoge-sabado-tem-a-tradicional-feijoada-da-banda-do-vai-quem-quer,211307.shtml