
Herbert Lins
Publicada em 26/02/2025 às 08h36
Um ano no ar com muito jornalismo político em escala mundo, nacional, estadual e local
Prof. Herbert Lins – DRT 1143
26/02/25 – quarta-feira
CARO LEITOR, completamos hoje (26) um ano no ar com muito jornalismo político em escala mundo, nacional, estadual e local. A semente da Coluna Falando Sério foi replantada pelo Chefe de Redação do Jornal Rondônia Dinâmica, Rostand Agra, precisamente no dia 26 de fevereiro de 2024, quando levou ao ar a primeira coluna de minha autoria com muita coragem. Essa semente germinou, cresceu e hoje faz parte do conteúdo de leitura diário de milhares de pessoas em Rondônia, no Brasil e no mundo. Em face disso, a nossa responsabilidade aumenta a cada comentário deixado pelos leitores nas linhas de transmissão de WhatsApp, caixa de diálogo do Jornal, Facebook e Instagram. A Coluna Falando Sério prima pela análise dos fatos políticos, por sua vez, desperta uma relação de divergência e convergência de opiniões entre os leitores, mas no final, tudo é jornalismo político para levar a boa informação dos meandros do poder com conhecimento e profundidade dos temas.
Celebra
A Coluna Falando Sério celebra seu primeiro ano de aniversário no ar e assume o compromisso de melhorar cada vez mais o conhecimento e a profundidade dos temas políticos e dos bastidores do poder.
Agradecimento
Registro o meu agradecimento à equipe do Jornal Eletrônico Rondônia Dinâmica, aos incentivadores e aos leitores diários pelo feedback em relação aos conteúdos, inclusive apontando erros e acertos.
Existência
Agradeço a existência dos representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como assessores, lideranças políticas, cidadãos, colegas da imprensa, líderes mundiais e outros, que fazem parte dos meandros do poder, bem como do jogo do poder. Sem esses personagens, a Coluna Falando Sério não existiria.
Vaidade
Não carrego comigo a vaidade de ser o melhor colunista de Rondônia, mas carrego o sentimento de dedicação e a busca constante do equilíbrio entre a ciência, a informação e a linguagem coloquial, para entregar aos meus leitores todo o conhecimento construído ao longo do tempo dos meus cinquenta anos de idade debruçado em livros, jornais, revistas, observações e análises dos fatos políticos.
Dores
Quem está do outro lado, todas as manhãs, lendo a Coluna Falando Sério, não imagina as dores de cada reflexão e na construção de frases mediante tudo que já passei em vida no âmbito familiar e profissional. Hoje em dia, eu me sinto muito feliz de fazer parte do cotidiano de milhares de pessoas.
Sementes
O ser professor é plantar sementes do conhecimento, mas ser jornalista é ter compromisso com a verdade dos fatos. Neste caso, ambas as profissões que abracei são nobres, principalmente depois que o mundo passou por uma pandemia e passa pela emergência de combater o florescimento do fascismo, nazismo e do autoritarismo, que a humanidade ainda não enterrou de vez.
Poder
A opinião do leitor é muito importante, tais opiniões nos fortalecem para continuar seguindo fazendo jornalismo político com assuntos relacionados à política, ao parlamento, aos partidos e a todas as esferas de poder de forma tangível à sociedade.
Furo
Ser o primeiro em algo é uma aspiração muito comum no meio jornalístico, portanto, não poderia faltar um furo jornalístico no dia em que a coluna completa um ano no ar com exclusividade no Jornal Eletrônico Rondônia Dinâmica.
Comando
Determinado a assumir o comando do partido União Brasil em Rondônia, o governador Coronel Marcos Rocha se movimenta nos bastidores para persuadir todos os membros do Diretório Estadual da legenda que é definitivo, a pedir renúncia dos seus respectivos cargos. Inclusive, verificando a composição do Diretório, Júnior Gonçalves deixou de fora o governador Rocha, o seu irmão, o vice-governador Sérgio Gonçalves, parlamentares federais e estaduais.
Carta
Mais da metade dos diretorianos do Diretório Estadual do União Brasil em Rondônia já apresentaram sua carta com pedido de renúncia do cargo que ocupam no diretório, que é definitivo. Neste caso, o presidente estadual Júnior Gonçalves ficará sozinho.
Sozinho
Júnior Gonçalves, ficando sozinho, segundo o estatuto da legenda, o Diretório Nacional do União Brasil nomeia uma Comissão Provisória para comandar a legenda no âmbito estadual. Daí Júnior fica sem Casa Civil e sem a direção estadual do partido.
Intervenção
O Diretório Nacional do União Brasil não precisará fazer intervenção no Diretório Estadual da legenda em Rondônia, que é definitivo mediante o esvaziamento de seus membros por carta de renúncia dos seus respectivos cargos, muito menos sofrer ação judicial de reversão da decisão interna corporis caso acontecesse. Um desgaste a menos para todos os envolvidos.
Game
Em Game Of Thrones, que aborda a temática do conhecimento é poder, no episódio “poder é poder”, em que a personagem Cersei ensina a jogar o "jogo dos tronos". Aprendi com esse episódio que “poder é poder” e só “conhecimento não é poder.” Neste caso, a cena serve de inspiração para análise dos fatos políticos ocorridos no âmbito palaciano e partidário do União Brasil nas últimas semanas.
Movimentos
Os últimos movimentos no jogo do poder do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), acredito que tenha se inspirado no general prussiano e teórico militar Carl von Clausewitz. Neste caso, ele segue a lição de forçar os adversários a submeter-se à sua vontade. Uma jogada de mestre!
Leão
Sinceramente, caro leitor, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), com sua habilidade, equilíbrio e inteligência emocional, me surpreendeu como analista político. Resumo os últimos acontecimentos numa única frase: O verdadeiro leão acordou e está dando lições de poder aos gatinhos com sede de poder!
Sério
Falando sério, carrego dentro de mim a máxima de que o sol nasce para todos, mas brilha mais para quem faz por merecer. Portanto, o amanhã será sempre melhor que hoje, e a solidariedade e a cumplicidade ainda são a melhor virtude de um ser humano.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/um-ano-do-ressurgimento-da-coluna-falando-serio-rocha-determinado-a-pegar-o-uniao-brasil-e-junior-goncalves-ficara-sozinho,211599.shtml