
AGÊNCIA BRASIL
Publicada em 27/02/2025 às 11h53
A abertura oficial do carnaval em Salvador está marcada para a tarde desta quinta-feira (27) com Carlinhos Brown e convidados, no Circuito Osmar (Campo Grande), celebrando 40 anos do Axé, gênero que irrompeu em Salvador (BA) em 1985, tendo como marco a música Fricote, música de Luiz Caldas e Paulinho Camafeu. A expectativa da prefeitura de Salvador é que a cidade receba quase um milhão de turistas durante todo o período momesco.
“Já é carnaval cidade, acorda pra ver!”, a música Lambada de Delícia do compositor Gerônimo já virou sinônimo do carnaval baiano. Shows de Daniela Mercury, Ludmilla, Baiana System, Carlinhos Brown e Bell Marques iniciam a programação oficial do carnaval na capital baiana. O circuito também receberá as apresentações de Xande de Pilares, Davi do Samba, Swing de Fora, Xanddy Harmonia, É o Tchan, Luiz Caldas, entre outros.
Festejado principalmente nos circuitos Barra Ondina (Dodô) e Campo Grande (Osmar), o carnaval de Salvador é marcado pelos blocos com grandes trios elétricos. Entre as atrações estão Muzenza, Olodum, Ilê Aiyê, Commanche, Margareth Menezes, Sarajane, Ricardo Chaves, Felipe Pezzoni, Serginho, Gandhy, entre outros.
Fobica de Dodô e Osmar arrasta multidão na avenida de Salvador(Valter Pontes/Agência Brasil) - ѯI¾}_ÿÙ
Mas não pense que a festa momesca em Salvador se limita apenas aos famosos circuitos, ela também se espalha por toda a cidade, a exemplo do circuito Batatinha, que no Pelourinho e o Contrafluxo, que vai da Rua Chile até a Carlos Gomes, no Centro Histórico.
Batatinha
O Batatinha é uma alternativa para quem prefere brincar o carnaval distante dos trios elétricos e ao som de fanfarras, marchinhas e a tradição dos blocos afro e afoxés. Nas ruas, ladeiras e largos do Pelourinho, grupos e blocos costumam percorrer as estreitas ruas da parte histórico da cidade.
No Pelourinho, também tem o Carnaval do Pelô, um carnaval de rua que conta com pequenos trios e shows em palcos.
Nesta quinta, o Batatinha recebe diversos afoxés e blocos. Estão na programação o Afoxé Baiana Do Reino De Oya Com As Baianas, Afoxé Daraju De Ode, Bloco Questão De Gosto, Expressão Negra, Filhos Da Feira, Korin Efan, Malcom X, Nova Flor, Reggae A Paz, Reggae Axum, Samba Neguinho e Tomalira.
Já no Circuito Contrafluxo será marcado pelas apresentações de Namoral, Corrente do Samba, Rodopiô, Bloco Cultural, Arca do Axé Reggae o Bloco, Reggae o Bloco e Afoxé Dança Bahia
Além disso, o folião pode brincar no chamado Carnaval Pipoca, com blocos sem cordas e grandes atrações nacionais. Este ano estão confirmadas: Ivete Sangalo, BaianaSystem, Claudia Leitte, Saulo, Ludmilla, Anitta, entre outros.
Salvador – A cantora Ivete Sangalo puxando o bloco, em passagem pelo Campo Grande - Max Haack/Francisco Carlos/Jefferson Peixoto – Agecom Prefeitura de Salvador.
Os foliões também podem aproveitar a energia do carnaval baiano, curtindo a programação descentralizada nos bairros: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma e Pau de Lima.
Apesar do carnaval em Salvador começar oficialmente hoje, a folia de momo já vem ocorrendo ao longo do mês. Nessa quarta (26), foi o fim do chamado pré-carnaval, conhecido também como o Habeas Copos, tradicional desfile na Avenida Oceânica.
Dezenas de bloquinhos, embalados pelos instrumentos de sopro das irreverentes fanfarras fizeram a festa acontecer. As primeiras bandas de sopro saíram da concentração, no Farol da Barra, já no início da noite. Milhares de foliões ocuparam a avenida para curtir uma festa mais tranquila, realizada sem a agitação causada pelos grandiosos trios elétricos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/carnaval-de-salvador-comeca-hoje-celebrando-40-anos-do-axe,211738.shtml