Rondoniadinamica
Publicada em 26/08/2019 às 16h03
Moeda Virtual ou Criptomoedas são um tipo de riqueza digital emitidas por seus desenvolvedores e aceitas por grupos virtuais específicos. Existem mais de 200 tipos diferentes de moeda real que são emitidos por países ou outras entidades e que são regulados pelos governos. De acordo com a Bitcoin Magazine, todo dinheiro virtual é moeda digital, mas nem todo dinheiro digital é virtual ou criptomoeda. Empresas como o PayPal são digitais, mas fazem interface com bancos reais e são regulamentadas. A criptocorrência é emitida por pessoas que a inventam e é amplamente não regulamentada. Ele depende de um sistema de confiança e não passa por nenhum banco. Alguns dos tipos mais conhecidos de dinheiro digital são Bitcoin, Litecoin, Dash, Peercoin, Dogecoin e Primecoin.
Para investir nas moedas virtuais, é necessário contratar uma plataforma de negociação que trabalhe com esse serviço. Uma corretora de investimentos online irá te direcionar para escolher o valor a ser investido, e depois precisará escolher uma forma de pagamento.
Apesar de ser um novo conceito de investir e ganhar dinheiro, o governo e os bancos não têm nenhum controle sobre essas moedas e, por isso, rendem mais do que o dólar, o real e a inflação, mas ao contrário do dinheiro convencional as moedas são limitadas.
Como começou?
O conceito de moeda virtual não é novo. Em 1996, foi inventada uma empresa chamada E-gold que baseava seu valor em ouro real e permitia que os clientes trocassem ouro virtual. Em 2006, outra empresa, a Liberty Reserve, permitiu que os usuários trocassem dólares ou euros por dólares da “Liberty Reserve” ou “Liberty Reserve”. Então eles poderiam ser trocados livremente. A taxa foi de um por cento. As empresas não regulamentadas foram usadas para lavagem de dinheiro e o governo dos EUA as fechou. O PayPal tinha uma estrutura semelhante, mas foi submetido a regulamentações e restrições e conseguiu sobreviver.
Diferença entre moedas virtuais e moedas eletrônicas
É normal a confusão sobre a diferença entre esses dois tipos de moedas. Mas agora que você já sabe o que são moedas virtuais, entenda também sobre as moedas eletrônicas. As moedas virtuais são uma representação digital, sem regulamentação e podem ser compradas e vendidas através de uma plataforma. Também não podem ser vistas e tocadas como uma nota de cem reais, e o seu valor é alto e rentável.
A moeda eletrônica tem regulamentação e possui valores de moeda corrente. Os créditos no cartão pré-pago são um exemplo dessa moeda, podendo ser creditados, debitados ou utilizados para pagamentos ou transferências, além de convertidos em papel-moeda, caso haja a necessidade de sacar. O dinheiro eletrônico é um facilitador e permite que um profissional no Japão seja pago por um contratante no Brasil, por exemplo.
Como são usadas?
A maioria dos consumidores está familiarizada com a maneira como o PayPal funciona. Os fundos são, na verdade, dólares virtuais e, embora as transações possam ocorrer entre indivíduos com contas do PayPal, elas também podem envolver o uso de cartões de crédito ou contas bancárias. A criptomoeda tem sido historicamente uma espécie de brinquedo que não é usado no mundo real. Os desenvolvedores manipulam a quantidade de "moeda" disponível, adicionando novos níveis aos jogos ou vendendo peças de jogos para Bitcoins ou outras moedas. Recentemente, no entanto, o Bitcoin adquiriu valor real e está sendo usado para compras no mundo real. O principal uso para as moedas, fora do jogo, é em investimentos. Recentemente, um desenvolvedor de criptomoeda classificou na lista das pessoas mais ricas do país à frente de Mark Zuckerberg, de acordo com um artigo do New York Times.artigo. Sua riqueza virtual era efêmera. Os mercados despencaram e ele perdeu dois bilhões de dólares em questão de dias.
Parte da atração desse tipo de dinheiro é que ele é usado anonimamente; os usuários adotam IDs on-line. Esse princípio torna atraente para os criminosos, porque é difícil de rastrear. O fato de não ter uma base central, como as moedas nacionais, torna-a menos estável e mais vulnerável a roubos e fraudes cibernéticos. Ainda assim, a linha entre o dinheiro digital e a moeda virtual está começando a se confundir e o dinheiro do "brinquedo" pode em breve ser um grande participante no mundo real das finanças.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2019/08/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-moedas-virtuais,54977.shtml