Rondoniadinamica
Publicada em 27/08/2019 às 11h38
A convocação de Tite para os amistosos de setembro, contra Peru e Colômbia, gerou uma certa polêmica pela convocação de Neymar. Com poucos jogos na temporada, alguns torcedores e jornalistas acreditavam que era possível dar chance para outros jogadores da posição. Porém, o treinador se defendeu, afirmando que não pode abrir mão de um atleta com qualidades tão altas como a do camisa 10.
Com várias lesões, a vida de Neymar nas últimas duas temporadas não foram positivas no Paris Saint-Germain. O jogador perdeu mais de 30 partidas da equipe francesa e viu a participação dele na temporada cair para menos de 55% durante todo o calendário. O jornal francês L'Équipe fez uma comparação com o período dele no Barcelona, e Neymar teve um aumento considerável com problemas médicos dentro de campo.
Enquanto dividia vestiário com Suárez e Messi, o brasileiro perdeu apenas 21 jogos e colecionou bons números. Ele fez mais de 186 partidas, 106 gols e conquistou 10 títulos. A temporada 2014/2015 foi a mais marcante, com o Barcelona conquistando a Liga dos Campeões e, mais tarde, o Mundial de Clubes. Porém, Neymar decidiu trocar tudo isso pelo dinheiro do PSG e, hoje, já parece estar arrependido.
Antes da convocação para os amistosos da Seleção Brasileira, o camisa fez apenas 10 partidas em 2019. Esse número baixo tem como motivo algumas lesões e também problemas dentro do clube. Após ser comprado por 220 milhões de euros, Neymar pediu para ser negociado pelo PSG. Porém, as negociações com o Barcelona, o Real Madrid e também a Juventus ficaram cada vez mais complicadas.
A escolha de Tite
Mesmo com esses problemas, o treinador da Seleção Brasileira optou por convocar Neymar para as partidas amistosas contra Peru e Colômbia. Essa decisão gerou algumas críticas, como mostra o portal de notícias UOL Esportes. Alguns acreditam que isso é um prêmio para quem esteve ausente dos jogos e só foi chamado por conta do histórico e também do nome.
Porém, Tite pensa de outra maneira e acredita que o camisa 10 não pode ficar fora do Brasil. O portal esportivo Goal mostrou em reportagem que o treinador entrou em contato com o jogador e, após conversa, decidiu pela convocação. Neymar é uma figura importante para Tite, já que tem um aproveitamento de 86,4% dentro de campo e já marcou mais de 14 gols com o treinador. Ou seja, os números falam alto nesta situação.
A Seleção Brasileira já está se preparando para o próximo ano. A equipe vai defender o título da Copa América, que voltará a acontecer em 2020, mas dessa vez em duas sedes. Argentina e Colômbia vão receber os jogos e, por isso, o confronto deve ser mais complicado. No dia 21 de agosto, o Brasil aparecia com 26,7% de chance de título no site da Betway Esportes, casa de apostas online, ficando posicionado entre os dois anfitriões do torneio continental.
Outros nomes
Apesar dessa suposta dependência de Neymar, os últimos jogos da Seleção Brasileira mostram uma situação diferente. Enquanto o jogador ganha a capa de jornais e revistas por situações fora dos gramados, o Brasil conquistou a Copa América sem a sua presença. A equipe fez uma excelente campanha, com quatro vitórias e apenas dois empates. O título veio no Maracanã, com o placar de 3 a 1 contra o Peru.
O destaque da campanha foi para Everton, que joga no Grêmio e é uma das maiores revelações da equipe na temporada. Além disso, outros nomes também conseguiram destaque, como David Neres e o atacante Gabriel Jesus. Esses podem ganhar cada vez mais destaque na Seleção, principalmente por serem jovens. Isso sem contar Vinícius Júnior, que não disputou a Copa América, mas foi convocado para os amistosos de setembro.
Até a disputa da Copa América, ou então do Mundial de 2022, a Seleção Brasileira ainda vai passar por diferentes situações. O futuro de Neymar no futebol europeu, seja no PSG ou não, também terá uma forte influência com a equipe de Tite. Enquanto isso, o treinador busca a melhor saída para essa situação e demonstra confiança no craque. O torcedor só espera que o time esteja pronto para a luta pelo hexa nos próximos anos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2019/08/neymar-e-convocado-por-tite-para-amistosos-da-selecao-brasileira-e-sofre-com-criticas,55031.shtml