Rondoniadinamica
Publicada em 28/08/2019 às 14h55
Créditos da imagem: Pexels.com
No final do inverno, começa a corrida de investidores na busca por imóveis à venda em Florianópolis. Por se tratar de uma das praias mais badaladas da região sul do Brasil, os preços dos imóveis prontos a venda estão cada vez mais alto.
Para quem tem um terreno e pensa em construir, é preciso prestar bastante atenção, já que não é a mesma coisa planejar uma obra em cidades litorâneas, principalmente pelas condições ambientais do local.
Na praia, o clima é mais quente, mas o solo é mais úmido, por isso é preciso planejar e executar uma boa fundamentação para casa.
Muito materiais que funcionam bem em cidades longe do mar, não são tão eficazes no litoral. A maresia é a grande vilã das construções e em poucos meses é capaz de destruir aquilo que levou alguns anos para se conseguir.
Como a praia é um lugar para descansar, se você pensa em construir ou reformar, é preciso ter um bom planejamento para os fatores naturais não causarem ainda mais dor de cabeça.
Se você vai construir uma casa na praia, é preciso tomar muito cuidado com os materiais e tipos de construções que você pretende fazer no litoral. Para isso, separamos algumas dicas para você que prefere construir do que comprar apartamento em Florianópolis.
Não esqueça que na praia tem ferrugem
Esse fator deve ser levado em consideração do material para construção até o acabamento da obra. Evite que os móveis e estruturas da casa sejam fabricados ou contenham acabamentos em ferro.
A rapidez com que esse material oxida é impressionante. Em algumas semanas a maresia terá oxidado o ferro, principalmente se ele estiver instalado na parte externa da casa, e tudo estará enferrujado.
Pense em utilizar concreto, inox e fibras que sua composição resiste mais tempo a maresia. Esses materiais também demandam de menos manutenção e se conservam por um longo período de tempo.
A madeira também é uma boa opção, mas lembre-se que ela precisa ser hipermeabilizada, isso porque, a região litorânea é mais úmida.
Cuidado: use concreto de menor absorção
Vou construir minha casa na praia inteira de concreto! Essa é uma afirmação que passa pela cabeça da maioria dos proprietários de terrenos que pretendem construir na praia.
Essa ideia não está errada, mas precisa de alguns ajustes. O concreto utilizado para a construção precisa ser especial, de menor absorção de água, ou seja, mais impermeável. Esse material é capaz de se adaptar melhor as condições climáticas do litoral.
Construindo sua casa utilizando esse tipo de concreto, é possível reduzir a incidência de rachaduras, trincas e corrosões nas paredes da casa. Esse material suporta mais os ventos que vem do mar e são mais fortes do que de outras cidades.
Use aditivos plastificantes no concreto
Esse material deve ser misturado ao concreto e argamassa para deixar o revestimento menos poroso. Isso vai aumentar a vida útil da sua construção, que pelos fatores climáticos do litoral, sofre mais danos e corrosões que nas demais cidades.
O vento vindo do mar e a maresia são os maiores vilões da sua casa de praia, seja para construir ou adquirir um imóvel pronto, é preciso estar bem atento aos detalhes do materialutilizado.
Cuidado com o nível do terreno
Morar numa casa de frente para o mar e ouvir o barulho das ondas é o sonho de muito brasileiros. Muitos procuraram por uma casa à venda em Florianópolis, na frente do mar para descansar.
Mas, para aqueles que estão pensando em construir, é preciso observar aquilo que outros empreendimentos mostram de erros e acertos.
Quanto mais próximo da beira da praia, mais adversidades você pode encontrar na hora de começar a sua construção.
Alguns terrenos estão no mesmo nível da areia ou até mesmo um pouco abaixo. É preciso, antes de mais nada, fazer um nivelamento que deixa a sua construção ao menos 30 centímetros mais alta que o nível do mar.
Sabe por que? As mudanças ambientais, principalmente elas, estão causando desastres naturais que estão aumentando o nível de água no mar, pelo descongelamento das geleiras.
Cada mudança de fase da lua, o mar passa por algumas atribulações e ocorrem algumas elevações do nível da água, causando enchentes em casas próximas ao mar e que não estejam mais altas.
As chuvas também contribuem para esse processo e podem alagar as casas a cada novo temporal de verão. Por isso, planeje bem sua construção e fique atento aos detalhes.
A casa precisa ser ventilada
Outro fator importante na hora de planejar sua casa de praia. Ela precisa ser ventilada naturalmente. O vento que vem do mar é uma delícia e cria uma sensação de relaxamento fora do comum.
Mas além disso, as casas de praia precisam ser mais ventiladas e com iluminação natural, isso diminuiu os danos causados pela maresia e evitam a formação de mofo, muito comum em ambientes mais úmidos.
É importante também pensar no tipo de piso e revestimento que você vai adotar para a decoração da sua casa. A madeira pode ser uma opção mais durável, porém pela quantidade de areia que se acumula, o porcelanato pode ser mais interessante para as casas de praia.
As pessoas que circulam pela casa podem estar com as roupas molhadas, e o chão precisa ser lavado mais vezes, por isso é preciso pensar em revestimentos que sejam mais duráveis.
Pense nas instalações elétricas e hidráulicas. A umidade é inimiga da energia, use fios e proteções para fazer os projetos elétricos.
A fossa e caixa de gordura devem ser construídas em um local do terreno. Em parte do litoral brasileiro o esgoto e os dejetos ainda não são tratados, por isso é preciso realizar um bom planejamento para evitar problemas futuros.
Que tal? Está pensando em construir sua casa na praia? Se você gostou destas dicas interessantes compartilhe esse post com os seus amigos através das suas redes sociais. Quando o assunto é praia e diversão, todos querem saber um pouco mais!
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2019/08/construcoes-no-litoral-requerem-cuidados-diferenciados-saiba-quais,55154.shtml