O Eco
Publicada em 03/09/2019 às 15h14
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que o crime organizado é responsável pelo desmatamento da Floresta Amazônica. A declaração foi feita na solenidade de abertura da reunião de trabalho entre procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e representantes da Eurojust (Unidade de Cooperação Jurídica da União Europeia), feita ontem (02), em Brasília.
Dodge afirmou que é preciso enfrentar a questão como um fenômeno transnacional, pois segundo informações apuradas pelo MPF, há indícios da existência de associação entre grupos que derrubam a mata e os compradores de madeira no exterior, para onde segue grande parte do produto extraído ilegalmente das florestas brasileiras.
“[A madeira] não é usada só no território brasileiro. Aliás, é poucas vezes usada no território nacional. Inclusive, porque o porto do escoamento é no Norte do Brasil, não é para dentro do Brasil”, declarou a procuradora-geral.
Segundo Raquel Dodge, o empreendimento de desmatamento é muito oneroso.“Porque adentrar a floresta, desmatá-la numa primeira fase com uso de mão de obra escrava, carregar aquelas toras, encaminhá-las pelo rio até chegar ao porto, transportá-las de navio até o exterior é obra de uma organização e de um engendramento que não é fruto de coautoria, de uma ação ocasional não planejada”.
Para combater o crime, a PGR reforçou a necessidade de implementação de ações conjuntas entre o Ministério Público brasileiro e autoridades estrangeiras para o enfrentar o problema da corrupção e da lavagem de dinheiro. “Inclusive, porque os outros países têm sido santuário do desvio do dinheiro do patrimônio público brasileiro. Se não houver cooperação para que os países europeus não sejam o destino desse dinheiro desviado do nosso patrimônio público, essa corrupção continuará a ser praticada”, enfatizou Dodge.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2019/09/raquel-dodge-diz-quecrime-organizado-e-responsavel-pelo-desmatamento-na-amazonia,55586.shtml