Rondoniadinamica
Publicada em 09/09/2019 às 10h23
Porto Velho, RO – O militante Ramon Cujuí, servidor público federal relacionado ao grupo da ex-senadora Fátima Cleide, venceu as internas municipais do PT, batendo, por três votos de diferença, Israel Trindade, o postulante apoiado pelo ex-prefeito Roberto Sobrinho.
É a segunda derrota consecutiva de Sobrinho em embates com a turma de Fátima Cleide. No ano passado, durante as prévias, o imbróglio interno entre os dois cabeças era se Cleide seria candidata ao Senado Federal ou se Ton, o ex-padre, iria à peleja eleitoral por uma vaga na Câmara Federal. Para que o segundo ponto ocorresse, a ex-senadora teria de abrir mão da candidatura e aceitar aliança com o então candidato ao governo de Rondônia Acir Gurgacz, do PDT.
Com a vitória de Cujuí, os petistas pretendem reorganizar a sigla em Porto Velho e inserir de volta o PT no protagonismo da política regional; já se Trindade vencesse, a ideia de Sobrinho era aguardar o desenrolar dos governos Jair Bolsonaro (PSL), Marcos Rocha (PSL) e Dr. Hildon Chaves (PSDB), porém, para 2020, a intenção era inserir alguém de seu grupo como vice em chapas lideradas ou por Dr. Mauro Nazif (PSB) ou por Léo Moraes (Podemos).
Quem é Ramon Cujuí?
Ramon Cujui, o novo Presidente do PT de Porto Velho, é portovelhense e tem 49 anos. Formado em História e em Direito pela Universidade Federal de Rondônia e tem pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral. Foi servidor da Justiça Eleitoral de 1996 a 2016 e, atualmente, trabalha na Justiça do Trabalho, na 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho.
Nos tempos de militância estudantil, foi Presidente do Diretório Central dos Estudante da UNIR e representante dos estudantes no Conselho Universitário. Na militância social, sempre atuou como educador popular, contribuindo com a Rede de Educação Cidadão – RECID, com a Escola de Fé e Política da Diocese de Ji-paraná e na escola de formação do MST.
Desde de 2015, faz parte da Coordenação da Frente Brasil Popular em Rondônia e, em 2018, pela primeira vez, concorreu a um cargo político, obtendo 7.081 votos para Deputado Federal.
No pleito de domingo, venceu a disputa pela direção do PT de Porto Velho, obtendo 203 votos, derrotando o candidato de velhos caciques da legenda como o ex-prefeito Roberto Sobrinho, o ex-deputado federal Padre Ton e Deputado Estadual Lazinho da FETAGRO, Israel Trindade, que obteve 200 votos.
“O PT não é uma organização perfeita, como, aliás, nenhuma organização humana o é. Mas, é o melhor partido político do Brasil, e isso desde a sua criação, pois o PT não foi criado de cima pra baixo, mas de baixo pra cima, a partir da organização de trabalhadores e trabalhadoras na luta por direitos e por uma vida digna nos mais diferentes lugares do Brasil. Retomar a organização do partido por sua organização de base é o desafio que nos colocamos”, disse Ramon Cujui. Ao que tudo indica o PT de Porto Velho iniciou um processo de renovação.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2019/09/por-3-votos-de-diferenca-ramon-cujui-do-grupo-de-fatima-cleide-derrota-o-candidato-de-roberto-sobrinho-e-e-o-novo-presidente-municipal-do-pt,55992.shtml