Rondoniadinamica
Publicada em 23/09/2019 às 08h43
Com a função de substituir o presidente da República em caso de viagens ao exterior ou impedimentos, muitas vezes o vice-presidente é visto apenas como uma peça decorativa dentro da gestão. No entanto, o protagonismo do atual vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, em busca de soluções para questões fundamentais e, diversas vezes, polêmicas tem chamado a atenção da população e, inclusive, traz à memória de alguns a atuação de Francisco de Assis e Silva: vice-presidente do País de 1898 a 1902, no governo de Campos Salles.
Francisco de Assis e Silva e a politica dos governadores
Conhecido por ser um dos vice-presidentes mais atuantes da história brasileira, Francisco de Assis e Silva, revelam os livros, sempre manteve sua postura, mesmo discordando das decisões do presidente.
O primeiro atrito teria ocorrido, inclusive, na verificação de poderes da nova Câmara e, mais adiante, na chamada "política dos governadores". Houve ainda posicionamentos diferentes entre vice e presidente no que dizia respeito à política financeira do então ministro da Fazenda Joaquim Duarte Murtinho e no arrendamento das estradas de ferro.
Em seu livro sobre A Presidência Campos Salles, o jornalista Alcindo Guanabara narra, por exemplo, que Francisco de Assis e Silva, era "um homem profundamente educado, a quem nunca se atribuiu, porque seria impossível assinalá-la, uma atitude sem elegância".
E daí vinha a capacidade de diálogo do então vice-presidente do Brasil. Ele era, segundo contam historiadores, tido como uma pessoa “leal tanto para os amigos e correlegionários quanto para os adversários”. E provou isso ao assumir, de 19 de outubro a 11 de novembro de 1900, a Presidência da República, substituindo Campos Salles que fora retribuir a visita do presidente Júlio Roca, da Argentina.
À época, os adversários políticos de Campos Salles pretendiam se aproveitar da ocasião. No entanto, contava o advogado e historiador Barbosa Lima Sobrinho, "o interesse dos amigos ou dos correligionários nunca seria o bastante para que Rosa e Silva esquecesse ou desprezasse os deveres de homem público, diante de seus pares ou da coletividade".
Francisco de Assis e Silva voltou ao Senado
Quando concluiu seu mandato de vice-presidente, Francisco de Assis e Silva voltou ao Senado e seguiu sendo reeleito até a sua morte. Sua vida política é surpreendente pois, além de senador e vice-presidente do Brasil, foi ainda deputado federal, Ministro da Fazenda do Governo Arthur Bernardes, Ministro do Supremo Tribunal Federal e Diretor do Jornal do Brasil. Ele era formado em Direito e exerceu os cargos, também, de deputado provincial em 1882 e deputado geral de 1886 a 1889. Foi ainda ministro da Justiça, em 1889.
Outras noticias sobre Francisco de Assis e Silva
Jurista Francisco de Assis e Silva percebe mudança no mundo jurídico e prega
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2019/09/francisco-de-assis-e-silva-o-vice-presidente-que-ate-hoje-e-exemplo,57093.shtml