Rondoniadinamica
Publicada em 27/09/2019 às 14h07
Ter um automóvel não é somente sair dirigindo. É preciso se preocupar com diversos gastos, como manutenção, combustível, seguro do carro (já que hoje em dia os perigos aumentaram), entre outros itens.
Sendo assim, muitas pessoas tentam economizar quando o assunto é abastecer o veículo, já que o preço do combustível vive aumentando, e podem abastecer em postos de bandeira branca ou desconhecidos.
Porém, em alguns casos, os postos não agem de boa fé e você podeabastecer com combustível adulterado.
Muitas vezes, o consumidor não tem essa noção e coloca no carro algo que pode prejudicá-lo e causar uma série de problemas. O combustível adulterado só é percebido quando já é tarde demais.
Entretanto, pode acontecer de nem o posto saber que está comprando combustível adulterado. Por exemplo, recentemente, uma reportagem mostrou que alguns motoristas de caminhão participavam de um esquema clandestino que roubava o combustível das distribuidoras e os adulterava, na cidade de Ariquemes (RO).
De qualquer forma, o motorista do carro é sempre quem mais sai prejudicado, então é ´reciso saber quais são seis direitos para tomar as atitudes corretas.
O que fazer ao abastecer com combustível adulterado?
Saiba que existem algumas regras que medem o combustível e atestam se ele está regular, e uma delas é que a gasolina não deve ter mais de 27% de álcool anidro misturada a ela. Se deseja saber se isso está correto, peça para que o posto faça um teste da proveta para fazer a medição.
Se constatado algum erro, nem abasteça no local, mas se já tiver colocado combustível no carro, terá que partir para outras ações.
A dica é sempre solicitar a nota fiscal ao abastecer, pois ela é uma maneira de comprovar que utilizou o posto, caso tenha algum problema posterior.
Se perceber que o carro deu problema, leve a um mecânico e peça para que ela faça a análise. Constatado o que foi utilizado combustível adulterado, solicite um laudo técnico que informe quais foram os problemas que ocorreram e o motivo.
Feito isso é preciso voltar ao posto e pedir o reembolso do valor pago. Se não conseguir isso amigavelmente, terá que entrar com uma reclamação legal para que tenha o valor usado no abastecimento de volta e até mesmo os danos do veículo indenizados.
Essa reclamação pode ser feita junto ao Procon e uma denúncia deve ser encaminhada a ANP – Agência Nacional de Petróleo e a Polícia para que eles adotem medidas legais para investigar o local.
Vale lembrar que esse processo pode levar algum tempo para ser resolvido com a ajuda do Procon, mas serve de alerta para quando for abastecer no futuro.
Como evitar abastecer com combustível adulterado
Algumas dicas podem evitar essa dor de cabeça com combustível irregular. Veja ao que é preciso se atentar:
- Analise se outros consumidores já reclamaram de problemas no posto;
- Verifique se as bombas possuem o selo do INMETRO;
- Peça o certificado de originalidade e procedência do combustível;
- No caso de dúvida, peça o teste da proveta antes de abastecer;
- Atente aos preços, pois os que são muito baixos podem indicar alguma irregularidade.
Tomando alguns cuidados é possível evitar abastecer com combustível adulterado e, caso isso aconteça, saberá como proceder para não sair no prejuízo.
Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org
https://www.smartia.com.br/blog/combustivel-adulterado-direitos/
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2019/09/quais-sao-seus-direitos-ao-abastecer-com-combustivel-adulterado,57523.shtml