Loures Consultoria
Publicada em 18/10/2019 às 10h47
Rondônia perdeu quatro posições na edição de 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta de avaliação da gestão pública desenvolvida pelo CLP - Liderança Pública com o intuito de fornecer diagnósticos sobre destaques e desafios enfrentados por áreas essenciais da administração pública. O representante do Norte do país ficou em 18º lugar, mas organização aponta que unidade federativa tem condições de melhorar classificação nos próximos anos.
O Estado conta com um conjunto de fatores econômicos positivos ao seu desenvolvimento em pilares fundamentais para o crescimento como a força de trabalho regional que cresce acima da nacional, o bom potencial para a pecuária bovina e grãos, investimentos em infraestrutura e melhorias no escoamento da produção agropecuária.
Na edição de 2019 do ranking, Rondônia registrou resultados positivos em Solidez Fiscal e teve o melhor desempenho na região Norte do país. Após despencar do 4º lugar para o 17º entre 2017 e 2018, RO ganhou 14 posições. Hoje, está na 3ª colocação geral. O Estado também apresentou bons resultados em Sustentabilidade Social, Segurança Pública e Infraestrutura. Ainda de acordo com a organização
Pontos negativos
A unidade federativa é pior do Brasil em Capital Humano e ficou na 27ª colocação, caindo uma posição no comparativo ao ano passado. Reconhecidamente, o baixo nível de qualificação da mão de obra é um dos principais gargalos ao desenvolvimento econômico e social do país.
No pilar Sustentabilidade Ambiental, o estado também é mais crítico do país. Analisando mais profundamente a questão, notamos que Rondônia é o Estado que mais emite CO2 no país além de apresentar baixa qualidade de serviços urbanos, como tratamento de esgoto.
Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: www.rankingdecompetitividade.org.br/
Sobre o rankingO Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 69 indicadores distribuídos pelas áreas-chave.
Sobre o CLP
O CLP - Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que engaja a sociedade e desenvolve líderes públicos para enfrentar os principais problemas do Brasil. Focado no desenvolvimento de lideranças e na aprovação de mudanças estruturais para o desenvolvimento do país, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2019/10/rondonia-cai-no-ranking-de-competitividade-do-clp-e-fica-em-18-lugar,59092.shtml