Rondoniadinamica
Publicada em 31/10/2019 às 20h34
A diabetes é uma doença crônica e silenciosa. Em geral, os sintomas só aparecem quando o quadro já está agravado. Estima-se que no Brasil 90% dos casos da doença são do tipo 2 e acometem em sua maioria os adultos. No entanto, de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela revista científica Diabetics Medicine, existe a possibilidade de revertê-la nos primeiros anos após o diagnóstico. Basta apostar numa mudança comportamental e de estilo de vida.
O estudo foi conduzido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge, dos Estados Unidos, que fez um análise dos dados de 867 pessoas na faixa etária de 40 e 69 anos. Todas elas haviam recebido um diagnóstico recente. Durante o período de 5 anos, foi feito um acompanhamento da evolução do quadro dos pacientes para perceber o progresso da doença.
Dentre os participantes, 30% conseguiram a remissão até o final do período determinado. Os que conseguiram perder pelo menos 10% do peso - com dieta equilibrada e exercícios físicos - logo após o diagnóstico tiveram duas vezes mais chances de remissão do que os demais. Isso significa que não é necessário uma mudança extrema da ingestão calórica para que o quadro seja revertido.
A equipe chama a atenção para que os profissionais de saúde incentivem a perda de peso logo que seja feito o diagnóstico com o objetivo de que a doença seja controlada e possivelmente revertida. A diabetes tipo 2 pode trazer consequências drásticas para o corpo como cegueira, insuficiência renal e até amputação.
Mudança de hábitos x Tratamento convencional
Um outro estudo publicado também no começo do ano de 2019 no periódico The Lancet: Diabetes & Endocrinology já havia apontado que uma dieta com baixa ingestão calórica tinha um efeito positivo na remissão da diabetes tipo 2.
Foi feito o acompanhamento de 300 pessoas entre 25 e 65 anos, todas estavam acima do peso e com altas taxas de glicose no sangue. Uma parte deles recebeu o tratamento padrão que envolve a ingestão de medicamentos, a aplicação de insulina e uso do medidor de glicemia diariamente. O outro grupo participou de um programa de controle de peso em que deveriam seguir uma dieta líquida por 12 a 20 semanas.
Observou-se então que a mudança na alimentação reverteu a doença em 46% dos participantes do estudo já no primeiro ano. E ainda, 64% das pessoas que perderam mais de 10 quilos durante o estudo, mantiveram os resultados de reversão por dois anos após o fim da pesquisa.
Apesar de conseguir resultados significativos apenas com a perda de peso moderada, os profissionais alertam que se a pessoa portadora da diabetes tipo 2 engordar, a doença aparecerá novamente. Por isso, deve ser feita uma mudança definitiva no estilo de vida do paciente e a equipe médica deve sempre incentivar e adotar medidas que promovam a manutenção de hábitos saudáveis.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2019/10/perda-de-peso-moderada-pode-reverter-diabetes-tipo-2,60113.shtml