Folha do Sul/Edilson Figueiredo
Publicada em 18/02/2020 às 09h38
Começou no dia 10 de fevereiro, nas dependências da Casa do Egresso, o Curso de Padeiro, num total de 200 horas-aula, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, destinado a 27 reeducandos dos regimes fechado, semiaberto e aberto da Comarca de Vilhena.
O projeto é resultado da parceria entre Secretaria de Estado da Justiça - SEJUS, SENAI e Vara de Execuções Penais, que disponibilizou os recursos na ordem de 30 mil reais, através do Conselho da Comunidade para custeio do curso.
Segundo Vânia Lopes, do Conselho da Comunidade, o curso, que foi montado exclusivamente para atender os reeducandos, é um momento único no sentido de oferecer esperança a essas pessoas através da profissionalização e geração de emprego e renda.
Silvio Lattaro Leite, Gerente do SENAI, unidade de Vilhena, explica que a instituição vê com muito bons olhos esta parceria firmada, que além do quesito formação propriamente dito, tem a função social de oferecer aos reeducandos a oportunidade de remirem suas penas. “É importante darmos condições para essas pessoas terem uma segunda chance”. Pondera.
L.M.G, 28 anos, reeducando do regime fechado, diz que está muito feliz e agradecido por aprender uma profissão, e, através dela mudar de vida.
Eduardo Rodrigues, Diretor Geral da Casa do Egresso, explica que a Unidade, que é um braço da Reinserção Social da SEJUS em Vilhena, dentro de uma perspectiva ressocializadora, tem se alinhado ao objetivo de oferecer cada vez mais ao reeducando, oportunidades para que ele tenha a capacidade de enxergar novas possibilidades de vida fora do crime e com dignidade. “O curso é um sonho realizado! O momento agora é de utilizar nosso espaço da melhor maneira possível, buscando parcerias para oferecer sempre mais ações como esta”. Destaca.
Segundo a Lei de Execuções Penais, a cada 12 horas de estudo ou capacitação profissional, são remidos um dia a menos no cumprimento da pena.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/02/profissionalizacao-curso-de-padeiro-e-oferecido-a-reeducandos-,67689.shtml