UNIR
Publicada em 09/03/2020 às 15h51
O Departamento de Geografia (DGEO), o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) e o Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), convidam a todos para o Seminário “Grandes Projetos, Mineração e a agenda Neoliberal para os territórios dos povos amazônicos”.
O evento acontecerá no dia 12 de março, das 14h às 18h, no auditório Professor Milton Santos, no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, com objetivo de analisar a agenda neoliberal do Estado brasileiro para a Amazônia, que tende a produzir desterritorializações dos povos e comunidades tradicionais, expandir os impactos ambientais nas Áreas Protegidas, ampliar a cartografia dos conflitos socioterritoriais na região e fragilizar os direitos territoriais e humanos dos povos amazônicos.
Participam da mesa de diálogo os professores Alfredo Wagner Berno de Almeida (Antropólogo – UEMA/UEA), Benjamin Alvino de Mesquita (Economista – UFMA), Ricardo Gilson da Costa Silva (Geógrafo – UNIR), os ativistas sociais João Marcos Dutra (MAB) e Valdenilda Massaca Karitiana (Indígena).
A atividade acadêmica compõe as ações de extensão das instituições promotoras com a finalidade de divulgar, compartilhar e debater temas relevantes para a sociedade, articulado ao conhecimento científico, experiências de pesquisa e formação do público participante. O evento está vinculado aos projetos de extensão e de pesquisa do Grupo Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA), apoiados pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA/UNIR) e pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (FAPERO).
Para realizar a inscrição, basta acessar o link Formulário de inscrição Seminário GTGA 2020. Ao público presente será entregue certificado de participação.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/03/abertas-inscricoes-para-o-seminario-grandes-projetos-mineracao-e-a-agenda-neoliberal-para-os-territorios-dos-povos-amazonicos,69184.shtml