Assessoria/Prefeitura
Publicada em 14/03/2020 às 09h55
Para evitar que doenças simples se tornem graves em pacientes das cidades do Cone Sul, e também em Vilhena, a Secretaria Municipal de Saúde do município reuniu no auditório da Prefeitura de Vilhena 56 médicos de várias cidades da região para uma capacitação no atendimento a casos de lombalgia e problemas renais crônicos. A medida vai ajudar a desafogar o Hospital Regional, que funciona sobrecarregado com diversos pacientes vindos de cidades vizinhas.
O treinamento envolveu detalhes do atendimento primário na Atenção Básica e teve como objetivo auxiliar no diagnóstico de doenças renais crônicas e lombalgia no estágio inicial, evitando que o paciente sofra mais e gere custos adicionais no tratamento do estágio avançado destes problemas no hospital.
A coordenadora da Atenção Básica, Ana Carla Andreola, reforça a importância da capacitação. “O nosso HRV recebe uma grande demanda de pacientes todos os dias, se começarmos a capacitar nosso médicos e conseguirmos identificar esses problemas o quanto antes, principalmente nas cidades da região, conseguiremos diminuir a demanda aqui. Estamos expandindo nossa fronteira de atuação para poder melhorar o atendimento em Vilhena”, explica a coordenadora.
Os médicos que participaram da capacitação fazem parte do programa Mais Médicos, coordenados pelo médico Jânio Marques. O programa é do Governo Federal e conta com o apoio dos municípios para melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/03/prefeitura-realiza-encontro-com-medicos-do-cone-sul-para-desafogar-hospital-regional,69656.shtml