Assessoria parlamentar
Publicada em 27/03/2020 às 09h53
Uma das categorias de trabalhadores mais prejudicadas com a situação difícil do mundo com a proliferação do coronavírus é a dos mototaxistas. O problema chamou a atenção da deputada Cassia Muleta (Podemos), 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa (Ale). Eles são autônomos e dependem da circulação pelas ruas e avenidas para poder garantir o sustento das suas famílias.
Na última quarta-feira (25) a deputada Cassia esteve em contato com o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Júnior Gonçalves alertando para a gravidade da situação dos mototaxistas e de a necessidade de ajudá-los. O decreto pelo governador Marcos Rocha (PSL) de Calamidade Pública paralisou o trabalho dos mototaxistas.
Cassia sugeriu a criação pelo governo do Estado da Bolsa Autônomo, um auxílio mensal para os mototaxistas de um salário mínimo utilizando recursos do Fundo da Secretaria de Ação Social (Seas), comandada pela primeira dama do Estado, Luana Rocha. É uma questão de subsistência de muitas famílias; que só dependem do rendimento financeiro do trabalho informal.
Entende a deputada Cassia, que a garantia de um rendimento mínimo para o mototaxista, que está impedido de trabalhar, por força de decreto emergencial, é uma maneira de “resguardar condições mínimas de subsistência da classe, que foi diretamente prejudicada com a paralisação das suas atividades devido ao decreto de Calamidade Pública”.
Na sua proposta ao governo estadual, Cassia Muleta, alerta que o auxílio financeiro deverá durar o tempo de vigência do decreto, que impede os profissionais da economia autônoma de trabalhar e garantir o sustento das suas famílias.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/03/deputada-cassia-muleta-defende-bolsa-autonomo-aos-mototaxistas-,70714.shtml