Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 01/04/2020 às 15h10
Pressão – O prazo final para os vereadores mudarem de partido sem perder o mandato terminará na próxima sexta-feira (3). Em Rondônia a pressão é grande dos dirigentes partidários sobre os vereadores da capital e interior de pré-candidatos à reeleição e nomes em condições de concorrer a prefeito e câmara municipal. “Estamos assistindo um estelionato eleitoral”, diz um ex-vereador, que está sendo pressionado a mudar de sigla partidária. O Patriota é um dos partidos, que deverá ficar fortalecido no Estado. O presidente regional é Marcos Neves, mas tem o suporte do deputado estadual Marcelo Cruz, do PTB, que futuramente irá para o Patriota. Ele é hoje o principal articulador do partido.
Eleições – A articulação do Patriota em Rondônia, que deverá anunciar em breve a filiação do governador Marcos Rocha, que deixou o PSL e está sem partido, visa a Prefeitura de Porto Velho, já nas eleições de outubro próximo, caso elas sejam confirmadas, pois o mundo passa por momento difícil com a proliferação do coronavírus. O secretário de Estado da Saúde, no momento empenhado no combate à pandemia, Fernando Máximo é o nome do partido como pré-candidato a prefeito tendo na vice (a novidade) a atual secretária estadual da Seas (Ação Social) e 1ª dama do Estado, Luana Rocha, que está assumindo a presidência do Patriota na capital. Quem viver verá...
Coerência – A entrevista na TV Cultura, no programa Roda Viva, na segunda-feira (30) do pós-doc em microbiologia da Universidade de São Paulo, Atila Iamarino, também cientista e pesquisador serviu como um tapa de luvas a pregadores do quanto pior melhor, que hoje se utilizam do coronavírus para politicagem barata, divergências partidárias e discussões vazias, que não levam a lugar algum. Segundo Atila, “os estados que diminuíram o fluxo de pessoas nas ruas e que estão construindo leito hospitalares estão indo bem”. Citou Rondônia e, apenas mais três como exemplo: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais como exemplo.
Coerência II – É importante citar, que em Rondônia os supermercados mantiveram suas atividades, assim como postos de combustíveis, farmácias, unidades de saúdes, hospitais, serviços essenciais, etc. O Estado também está se preparando para situação mais delicada, que seria o pico da contaminação neste mês de abril com leitos especializados, materiais e equipamentos. Muitas das críticas ao secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo são justificáveis. No início da pandemia, ele como provável postulante à Prefeitura de Porto Velho, caso sejam realizadas as eleições de outubro próximo, quando serão eleitos prefeitos vices e vereadores exagerou na exposição midiática, mas é necessário reconhecer que ele está no caminho certo nas decisões. Quem têm condições de trabalhar se cerca das devidas precauções e vai à luta. Os sexagenários e portadores de doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, cardíacos e com outros problemas, que fiquem em casa.
PSL – Oportuna a matéria do Rondônia Dinâmica sobre fidelidade partidária envolvendo desde o presidente Jair Bolsonaro, que pilota a fundação de um novo partido, o Aliança pelo Brasil, mas de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele, ainda, está filiado ao PSL. Além do governador Marcos Rocha foram eleitos pelo PS em Rondônia o deputado estadual Eyder Brasil, o vice-governador Zé Jodan e o deputado federal coronel João Chrisóstomo. Nenhum deles permanecem no partido. O empresário do agronegócio Jaime Bagattoli, de Vilhena, que somou mais de 212 mil votos nas eleições ao Senado em 2018, também deixou o PSL, a exemplo de Rocha, Jodan Eyder e Chrisóstomo. Rocha tem como destino o Patriota.
Respigo
Se as notícias falsas são predominantes nas redes sociais, hoje, como é 1º de abril, Dia da Mentira os cuidados devem ser redobrados. Sempre tem alguns –muitos– engraçadinhos que se divertem espalhando mentiras comprometedoras +++ Ontem (31) a Empresa Eucatur, de transporte coletivo interestadual completou 56anos de fundação. A Eucatur está entre as mais importantes empresas de ônibus do país e emprega milhares de pessoas nos inúmeros estados onde circula +++ A empresa tem sede em Cascavel, Oeste do Paraná e é pioneira no transporte coletivo em Rondônia. Parabéns ao casal Nair/Assis Gurgacz pelos 56 anos da empresa que ajudou a colonizar Rondônia +++ Em Porto Velho a maioria da população está levando a sério a determinação de ficar em casa. Nota-se que, ainda, tem muito idoso circulando, porque são teimosos (experiência própria), mas há consenso sobre o momento difícil que o mundo está vivendo +++ Amanhã (2) e sexta-feira (3) profissionais da secretaria de Saúde (Semusa) estarão vacinando idosos (mais de 60 anos) no estacionamento do Porto Velho Shopping no horário das 8h às 12h no sistema drive thru, quando a pessoa não precisa sair do carro. A vacina previne H1N1, H2N3, Influenza B e a propagação do Covid-19.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/04/maximo-e-luana-na-disputa-da-prefeitura-da-capital-dirigentes-partidarios-pressionam-vereadores-futuro-do-governador-marcos-rocha-e-o-patriota-,71155.shtml