Assessoria/SINTERO
Publicada em 09/04/2020 às 09h28
Em documento divulgado para a sociedade no dia 07 de abril, o Sintero em conjunto com outras organizações e entidades civis assinou um manifesto da ciência em defesa da vida reforçando a importância do isolamento social no combate ao Covid-19 no Estado de Rondônia. Ressaltando que não é hora de flexibilizar essas medidas de restrição, pois elas têm sido essenciais como medidas de contenção da proliferação do vírus para que não atinja o maior número de pessoas, como vem acontecendo em alguns países do mundo.
O documento pontua sobre as divergências causadas pelas medidas restritivas, principalmente, devido aos impactos causados na economia. Entretanto, o modo em que todos têm observado a velocidade em que o vírus vem ganhado força no país, poderá gerar perdas maiores em Rondônia, já que o Estado não dispõe, no momento, de leitos hospitalares, ventiladores mecânicos, vagas em unidade de terapia intensiva e profissionais de saúde especializados em número suficiente para uma possível crise.
Por isso, o isolamento social continua sendo a melhor opção para que o Sistema Único de Saúde continue a desenvolver o trabalho sem ter que escolher quais vidas serão salvas devido à falta de recursos e mecanismos suficientes em Rondônia.
Atualmente, Rondônia possui 23 casos de pessoas infectadas pela Covid-19 de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). No entanto, o Estado tem apresentado dificuldade em dimensionar o real número de casos, visto que os kits utilizados para testar a presença do vírus estão esgotados pela segunda vez no Estado. O primeiro fornecimento chegou ao fim no dia 26 de março e o segundo no dia 07 de abril. O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, justifica que a falta dos testes se deve ao número reduzido de material no mercado em todo o mundo.
Ainda de acordo com a Sesau, o Estado possui apenas 28 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) prontos para atender possíveis pacientes em situação grave causados por Covid -19. Quanto aos respiradores mecânicos, há 408 aparelhos, sendo 206 na rede pública estadual, dos quais 189 estão em Porto Velho.
Mais uma vez, o Sintero e as demais organizações que assinam o manifesto reforçam a recomendação de isolamento e distanciamento social, como principal medida de contenção ao crescimento desta pandemia. Este é um momento que a sociedade precisa estar unida e com consciência de que seus atos podem impactar diretamente em um possível surto, no qual o nosso Estado será incapaz de prestar atendimento a todos, colocando assim, a vida de milhares de rondonienses em risco. Sendo assim, todos devem continuar seguindo as orientações dos órgãos e especialistas em saúde, pois somente agindo com responsabilidade e consciência sairemos o quanto antes dessa situação.
VEJA O MANIFESTO NO LINK ABAIXO:
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/04/sintero-e-outras-entidades-de-rondonia-publicam-manifesto-em-defesa-da-vida-reforcando-a-importancia-do-isolamento-social-no-combate-ao-covid-19-,71787.shtml