Gazeta Central
Publicada em 04/05/2020 às 13h49
Na última sexta-feira, o prefeito Vagno Panisoly juntamente com o assessor especial Cristiano Ramos, responsável pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), informaram, durante live transmitida pelo Facebook, mais quatro casos de coronavírus em uma mesma família, na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, sendo três por exame e um por perfil clínico-epidemiológico.
Os casos comprovados por exames foram de uma mulher de 23 anos, um homem de 38 e uma criança de apenas dois anos. Outra filha do casal, de nove anos, foi confirmado por perfil clínico-epidemiológico, uma vez que ela convive na mesma residência com o restante da família que testou positivo para covid-19.
Durante a live, o assessor especial ressaltou que, no período da manhã, havia emitido uma nota confirmando o oitavo caso de coronavírus em Ouro Preto do Oeste, em que foi testada positivo uma mulher de 23 anos. E que a paciente passou a apresentar sintomas de covid-19 na última segunda-feira (27), quando realizou o exame. Desde então, ela juntamente com sua família passaram a ficar em quarentena.
Cristiano detalhou que, na manhã desta sexta-feira (1°), o resultado do exame deu positivo para a doença. Diante da constatação, enviou uma equipe à residência da família, onde foram feitos testes rápidos no marido e nos filhos do casal. No marido e no filho de dois anos o resultado foi positivo para coronavírus. Já na outra criança de nove anos foi confirmado por perfil clínico-epidemiológico.
O responsável pela SEMSAU destacou que todos os casos positivos para covid-19 em Ouro Preto do Oeste serão comunicados à população para evitar boatos e notícias falsas. Na oportunidade, pediu encarecidamente para que todos usem máscara, evitem aglomerações e festas. E que também evitem caminhar sem máscara e em grupos.
O prefeito enfatizou que os casos que surgiram em Ouro Preto do Oeste foram de pessoas que vieram de outras localidades. No caso desta sexta-feira (1°), o chefe da família, que é motorista de carreta, provavelmente se contagiou em uma de suas viagens. Tranquilizou dizendo que a família está em quarentena e não apresenta caso de tosse, febre ou quaisquer sintomas preocupantes de covid-19. E que a equipe da prefeitura vem realizando o trabalho de orientação e fiscalização, assim como foi realizado nos demais casos.
“Desses 12 casos confirmados, seis já estão curados. Estamos aos poucos voltando à normalidade, porém isso levará algum tempo e depende unicamente de cada um de nós para que isso passe. Devemos fazer nossa parte”, acrescentou, dizendo que na segunda-feira será realizada visita social à residência da família, uma vez que estão todos em quarentena.
Clínico-epidemiológico
É caso suspeito ou provável com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para covid-19, que apresente febre ou pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, nos últimos 14 dias após o contato, e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/05/pai-mae-e-filho-de-dois-anos-testam-positivo-para-covid-19-no-municipio,73711.shtml