Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 05/05/2020 às 15h25
O ataque ocorreu por volta das 07:00 (06:00 em Lisboa), na região de Muda Serração, junto à Estada Nacional e o autocarro, que seguia com passageiros, foi alvejado poucos minutos depois de deixar uma posição militar, onde tinha pernoitado devido à insegurança na região.
"Foi algo espontâneo, só ouvimos barulho de tiros", disse à Lusa Victor Amos, um passageiro, adiantando que os disparos vinham duma mata não distante de uma aldeia, quase que desabitada.
Segundo Abdul José, que também seguia no autocarro, foram disparados, pelo menos, seis tiros , que atingiram os pés de quatro passageiros.
O autocarro, da empresa Transportes Terrestres de Moçambique (TTM), e os passageiros, tinham pernoitado na zona de Mutindiri, onde foi montada uma posição militar que impede a circulação de viaturas no troço alvo de emboscadas (entre Mutindiri e Muda Serracao) depois das 18:00.
Em declarações à Lusa, uma fonte de uma unidade de saúde local disse que os feridos foram assistidos e depois transferidos para o Hospital Provincial de Chimoio, unidade de referência da província, devido ao grau dos ferimentos.
Este é o quarto ataque que ocorre em menos de uma semana, em que ficaram feridas oito pessoas.
Esta incursão surge na sequência de outras registados nas províncias de Manica e Sofala, que já provocaram a morte de 23 pessoas desde agosto em estradas e povoações daquelas duas províncias do centro de Moçambique.
Na região, deambulam guerrilheiros dissidentes da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), liderados por Mariano Nhongo, acusado pelas autoridades de ser responsável pelos ataques, mas que apenas assumiu algumas ações.
O grupo tem ameaçado recorrer à violência armada para negociar melhores condições de reintegração social do que as acordadas pelo seu partido com o Governo.
A zona do ataque tem sido palco de outras incursões naquele troço que liga o Norte ao Inchope, importante entroncamento com a EN6 (entre Beira e Zimbábue).
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/05/novo-ataque-armado-faz-quatro-feridos-no-centro-de-mocambique,73833.shtml