Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 06/05/2020 às 15h03
Ariquemes – Impressiona como muda a cada semana o quadro sucessório da política em Ariquemes, para as eleições (prefeito, vice e vereador), de outubro próximo, quando serão eleitos, caso não ocorra adiamento devido ao problema mundial causado pelo coronavírus, para dezembro ou mesmo cancelamento para coincidência com as eleições gerais (presidente da República, governadores e vices; duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2022. O nome principal, do prefeito Thiago Flores, do PRB está descartado para a reeleição, pois já anunciou publicamente que não é candidato.
Mudanças – O deputado e presidente da Assembleia Legislativa (Ale), eleito e que será empossado no primeiro dia de fevereiro do próximo ano, Alex Redano, que preside o PRB em Ariquemes já tinha formatado uma composição com Flores. A esposa de Redano, Carla, vereadora e presidente da câmara seria vice do atual prefeito, uma parceria importante, pois ambos são políticos com potencial de voto, o mesmo ocorrendo com o parlamentar, que foi vereador, presidente da câmara, eleito e reeleito deputado e já eleito presidente do legislativo estadual. Flores “roeu a corda” e está fora das eleições, mas tem chances de ficar mais dois anos, caso os mandatos dos atuais prefeitos, vices e vereadores sejam prorrogados até 2022.
Pré-candidatos – Com Thiago fora estão na disputa direta o ex-deputado estadual Tiziu Jidalías (Solidariedade) e o vice-prefeito Lucas Follador (DEM), filho do deputado estadual Adelino Follador, também do DEM, que há tempos formatam uma parceria, já que a dupla “TT” (Thiago e Tiziu) está descartada podem consolidar a união. São nomes expressivos na sucessão municipal. Ocorre que o senador Confúcio Moura, que hoje comanda o MDB no Estado, após “defenestrar”, como diz o colega de jornalismo, Carlos Sperança, o ex-senador Valdir Raupp do partido, que foi o “padrinho e criador” de Confúcio, na política, lançou esta semana a ex-secretária de Estado da Seagri (Agricultura), Mary Braganhol como pré-candidata a prefeita do partido.
Potencial – O MDB também tem como opção o ex-deputado Saulo Moreira, que foi o mais bem votado que metade dos 24 deputados eleitos em Rondônia (10.911 votos), mas devido a legenda ficou como primeiro suplente nas eleições de 2018. Não há dúvidas, que Saulo ou Mary têm condições de sucesso numa campanha política à sucessão municipal. Mary também foi secretária da Agricultura de Confúcio, quando ele foi prefeito de Ariquemes e realizou um trabalho considerado muito bom pelos produtores rurais do município, que tem sua economia alicerçada na área rural. Saulo também é bom de voto e tem bons serviços prestados a Ariquemes. O MDB tem dois pré-candidatos considerados de ponta, mas Mary tem a preferência de Confúcio.
Ji-Paraná – A realização da “Operação O Mecanismo”, da Polícia Federal (PF) esta semana em Ji-Paraná com mandados de busca e apreensão na prefeitura, câmara de vereadores e empresas prejudica diretamente a possibilidade de reeleição do prefeito Marcito Pinto (PDT). Politicamente a ação da PF trouxe –e trará– prejuízos enormes para Marcito. O PDT, no caso de Marcito chamuscado politicamente tem o ex-deputado estadual Airton Gurgacz como uma opção na disputa pelo comando do Palácio Urupá a partir de 2021. Mas quem deve estar, ainda, mais motivado é o ex-vereador e pré-candidato do MDB a prefeito, Isaú Fonseca. É a roda viva da política...
Respigo
O Brasil é realmente um país na contramão do mundo. Apesar de todas as suas riquezas naturais e clima privilegiado, somente 1% da população, a elite das elites concentra 27,8% da renda +++ No ranking de renda concentrada é o nº 1 à frente de Índia e Argentina. É o fim da rosca... +++ O relator da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Ale), Jair Montes (Avante) optou pelo adiamento de proposta do governo do Estado de perdão de dívidas fiscais, onde a Energisa (sucessora da Ceron) está entre as beneficiadas e deixaria de pagar quase R$ 2 bilhões baixando o valor para R$ 700 milhões, alegando a necessidade de mais explicações. Montes também é membro da CPI da Ale, que investiga denúncias de irregularidades da Energisa, que está paralisada em razão do coronavírus +++ Muita gente nas ruas e avenidas de Porto Velho, mesmo com o coronavírus estando em curva ascendente. Os dois principais centros comerciais da capital, a rua Amador dos Reis, na Zona Leste e a Jatuarana, na Zona Sul estão diariamente movimentados e a maioria do comércio com número excessivo de gente em espaço limitado +++ As pessoas devem se conscientizar que o isolamento é fundamental, pois o coronavírus, ainda, não tem vacina e continua matando. A circulação não é permitida a pessoas que estão enquadradas na situação de risco, como diabéticos, cardíacos, portadores de doenças pulmonares, idosos acima de 60 anos, além de outras restrições +++ Somente devem circular pessoas que necessitam trabalhar, devidamente equipadas e tomando todas as precauções. É importante lembrar, que a pandemia, dependendo do grau de contaminação é letal.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/05/braganhol-e-pre-candidata-do-mdb-em-ariquemes-tiziu-e-lucas-tambem-cotados-como-pre-candidatos-acao-da-pf-em-ji-parana-favorece-oposicao-ao-prefeito-marcito,73947.shtml