Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 13/05/2020 às 15h39
Eleições – Dirigentes partidários, que estavam na expectativa que as eleições municipais (refeito, vice e vereador) de outubro próximo fossem adiadas se enganaram. Agora eles têm que correr para compor suas nominatas, pois o fim das coligações exige uma seleção mais apurada dos candidatos a vereador, principalmente, pois serão eleitos, os mais bem votados de cada partido e não das coligações, como nas eleições anteriores. Antes a parceria com outros partidos era importante, pois mesmo com votação baixa, devido ao número de votos das coligações deputados e vereadores eram eleitos em detrimento de outros, que tiveram votações expressivas, mas devido ao cociente eleitoral ficaram de fora.
Eleições II – Como exemplo, negativo lógico, temos deputados eleitos com pouco mais de seis mil votos e outros, como Saulo Moreira (MDB) de Ariquemes, que somou nas eleições de 2018, quando tentou se reeleger, 10.911, votação superior a 50% dos deputados que estão com mandatos e ficou de fora do grupo eleito. Agora as regras são outras e ontem (12) o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) decidiu que as eleições municipais de outubro estão confirmadas para as datas (1º e 2º turnos). As convenções partidárias estão marcadas para o período de 20 de julho a 5 de agosto.
Cacoal – A troca partidária do deputado Cirone Deiró, do Podemos, partido onde se elegeu para o Solidariedade, presidido no Estado pelo ex-governador Daniel Pereira, que deverá concorrer a prefeito de Porto Velho, levou muita gente a pensar que o parlamentar será candidato a prefeito de Cacoal. Quando se elegeu deputado em 2018, Cirone era vice da prefeita Glaucione Rodrigues (MDB), que é pré-candidata à reeleição nas eleições de outubro. Como o Podemos pretende lançar candidatura própria em Cacoal e Cirone deveria comandar o processo sucessório, ele optou pela saída do partido, pois pretende apoiar Glaucione. Cirone trabalha a sua reeleição para 2022.
Paraguaios – Nada justifica o “chio” dos paraguaios de que 87% da incidência do coronavírus foi “importada” do Brasil. Mas se esquecem que Foz do Iguaçu, Guaíra e Ponta Porã, por exemplo, cidades fronteiriças ao Paraguai respondem economicamente por número igual ou superior ao nível de contaminação, que os nobres hermanos atribuem aos brasileiros. Certamente sem os brasileiros participando da economia paraguaia o vizinho país estaria em situação bem pior que a atual. É o mesmo caso de Rondônia e Acre com a Bolívia. O choro é de lágrimas de crocodilos...
Vilhena – A prudência do prefeito Eduardo Japonês (PV), de Vilhena, neste período crítico de luta contra o coronavírus, à princípio pode ser considerada exagerada, mas não é. Japonês já fez exonerações, cortes de gratificações e de auxílio transporte, congelamento de compras, suspensão de contratos, concessão de diárias e conversão de direitos em pecúnia. É importante destacar, que o momento é difícil, o município teve corte significativo na receita e sem perspectivas de recuperação, pois não há prazo para o fim da pandemia. É melhor garantir o pagamento de salários para quem trabalha nos serviços essenciais. Todos os prefeitos, assim como os governadores deveriam rever os projetos, pois já temos vários estados, que não estão conseguindo pagar salários dos servidores. Mais do que nunca é necessário se preparar para o futuro, que a princípio é sombrio.
Respigo
Ainda sem uma vacina o coronavírus continua contaminando e matando pessoas pelo mundo. Professores das disciplinas de Medicina e Matemática da Unir estimaram que o pico da pandemia em Rondônia será no período de 7 a 13 de junho próximo, portanto, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém +++ Provavelmente não teremos aulas presenciais nas escolas públicas antes do período de férias do meio do ano. Se a vacina não chegar o futuro não está dos mais alvissareiros para a comunidade escolar, também +++ Os “cabeças dura” ou de “miolo mole” que teimam em não usar máscara de proteção contra o coronavírus estão sujeitos a multa pela Prefeitura de Porto Velho. Agora é lei: quem não estiver usando máscara será multado em R$ 80 e, em caso de reincidência até uma ação penal +++ Enquanto a pandemia é motivo de preocupação no mundo o produtor rural continua fazendo a sua parte em Rondônia. Segundo técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) já foram colhidos neste mês de maio 40% da safra de café robusta +++ Rondônia é o 5º maior produtor de café do Brasil. Na sua frente estão Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia.
Para refletir: Hoje (13) comemora-se a assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel, que acabou com a escravatura ano Brasil. Mas o brasileiro continua escravo da maioria dos políticos e ministros de tribunais garantindo a eles uma vida nababesca e vivendo em situação de submundo, devido à enorme desigualdade social e econômica, onde poucos, mas poucos mesmo têm muito e muitos, mas muitos mesmo têm pouco em virtude da corrupção desenfreada.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/05/vilhena-economiza-para-garantir-o-futuro-eleicoes-confirmadas-para-outubro-mobilizam-os-politicos-glaucione-tera-apoio-de-deiro-na-pre-candidatura-a-reeleicao-em-cacoal-,74571.shtml