Futebol do Norte
Publicada em 19/05/2020 às 09h23
O técnico Bruno Monteiro segue aguardando o retorno da temporada 2020 para poder retomar os trabalhos a frente do Ji-Paraná. O Galo da BR tem dois desafios pela frente, dentre eles: a Série D do Campeonato Brasileiro e a reta final do Campeonato Rondoniense.
"Bem, temos que analisar o contexto de uma forma ampla, a pandemia relacionada a Covid-19 é uma preocupação a nível mundial. É um momento ímpar e de extrema dificuldade na vida de todo ser humano, precisamos ter muita resiliência neste momento que estamos enfrentando", frisou o técnico.
O treinador acredita que o retorno do futebol será gradativo em cada parte do mundo. "O futebol aos poucos vai retornando, principalmente na Ásia e no continente Europeu. Penso que em breve o futebol Brasileiro vai seguir a mesma tendência, desde que seja uma retomada dentro de uma conformidade que não coloque em risco a saúde da população de uma forma geral", acrescentou.
Bruno Monteiro gostou da medida da Fifa em oficializar as cinco substituições no retorno do futebol. A CBF já indicou que irá implementar a regra temporária. "Vejo com bons olhos, mesmo sabendo que é algo adaptado para esse primeiro momento após o retorno do futebol. Vai contribuir muito para buscarmos manter a integridade física dos atletas. Nesse último final de semana tivemos o retorno da Bundesliga na Alemanha e, a incidência de lesões foi altíssima, o último balanço constatou cerca de oito lesões em seis jogos. É um cuidado extremo que vamos ter que nos adaptarmos ao contexto", pontuou.
O treinador revelou que a preocupação será redobrada com os jogadores que estão em um longo período de inatividade. "Os atletas estão em um longo período treinando isolados em suas residências buscando a manutenção das capacidades físicas que envolve processos bioquímicos, fisiológicos e neurais. Não podemos esquecer que o jogo de futebol é algo extremamente complexo composto por múltiplas dimensões a exemplo também da tática, técnica, cognitiva e emocional", encerrou.
O Galo da BR ocupa a vice-liderança do grupo B do Campeonato Rondoniense 2020 com 13 pontos. O Ji-Paraná ainda terá pela frente os duelos diante do Vilhenense (casa) e Pimentense (fora) em duelos que estão marcados para o mês de novembro. Já, na última rodada, o Jipa folga na rodada em virtude do Guaporé ter oficializado sua desistência junto à FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) da reta final do Estadual.
Antes do Estadual 2020, o Ji-Paraná terá pela frente a fase preliminar da Série D do Campeonato Brasileiro. O Galo da BR terá dois compromissos diante do Nacional-AM pela fase preliminar. O clube aguarda o posicionamento da CBF sobre o período de disputa da competição nacional.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/05/tecnico-bruno-monteiro-aguarda-retorno-do-futebol,75008.shtml