Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 22/05/2020 às 15h01
Vilhena – Certamente não é bom para o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV) deixar de contar com os trabalhos do professor Gilson Ferreira, pessoa de elevada competência e exímio articulador, seja político ou administrativo, além do preparado pedagógico, que ele conhece como poucos. Gilson deixou esta semana a equipe de governo de Japonês, onde era pessoa de relevância, “na boa”, segundo ele. Não há dúvida que o prefeito, perde importante peça na sua administração e fundamental na tentativa da busca pela reeleição este ano. Gilson disse que retorna para a equipe do deputado estadual Luizinho Goebel, que lidera o PV no Estado. Ganha Luizinho, perde Eduardo Japonês e Vilhena.
Eleições – O PV vem se organizando no Estado, mesmo com o clima de incerteza até o início desta semana, sobre o futuro das eleições municipais deste ano. Como deputados e senadores já admitem que as eleições serão adiadas para novembro ou dezembro próximo, quem estiver mais bem preparado terá vantagens. Resta saber se as convenções partidárias serão adiadas, pois elas estão marcadas para o período de 20 de julho a 5 de agosto, inclusive com a possibilidade de elas serem virtuais, em razão da pandemia. Com o provável adiamento das eleições que deverá ser confirmado em breve pelo Congresso Nacional, a expectativa é que também seja mudado o período de convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador. Na capital o ex-deputado Hermínio Coelho é nome expressivo do PV para disputar a sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB).
Eleições II – O próximo ministro do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso será empossado no cargo na próxima segunda-feira (25) já sabendo, que não teremos eleições na data prevista na Lei Eleitoral, para 4 de outubro próximo em primeiro turno. O coronavírus, que continua preocupando o planeta criou um clima de incerteza para o futuro e até o final deste mês, o Congresso Nacional deverá optar pelo adiamento das eleições para novembro e, dependendo da luta contra a pandemia, para dezembro. A coincidência com as eleições de 2022 (presidente da República, governadores e vices, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) estaria descartada, a princípio.
Leite – As constantes reclamações para mais e melhores ações do Procon-RO, pela coluna, não é implicância, mas uma cobrança, para que o órgão cumpra com sua obrigação de fiscalizar os abusos cometidos contra a economia popular. Esta semana a Secretaria de Finanças (Sefin) do Estado, realizou uma blitz orientativa em Porto Velho com o apoio do Procon e da Polícia Civil sobre o preço do leite, que o produtor vende aos laticínios por R$ 0,80 o litro. Constatou-se que em alguns estabelecimentos o leite estava sendo vendido a R$ 5, o litro, ou seja, 500% a mais que o preço pago ao produtor. O abuso praticado contra o consumidor e o produtor é dos laticínios, que estão em atrito, porque não querem pagar o preço compatível com os custos de produção e dos revendedores, que se aproveitam da situação instabilidade da economia para explorar o consumidor. É o fim da rosca...
Parceria – O governo de Rondônia poderia firmar acordos como ocorre no Acre no combate ao avanço do coronavírus. Hospital particular com 20 leitos de UTIs, que será cedido ao Estado, gratuitamente. Cabe ao governo do Acre a responsabilidade de arcar com os profissionais e insumos. “Vendo a necessidade que o Estado tem para atender os pacientes na pandemia, oferecemos gratuitamente nosso novo espaço, inaugurado no dia 4 de novembro, para o estado administrar. Tomara que não precisem, mas sabemos que a curva vai aumentando e temos que nos preparar para o pior. Então, estamos cedendo nosso espaço para ajudar o nosso povo. Que Deus nos ajude e proteja a todos”, disse o bispo Joaquim Pertinez.
Respigo
Comenta-se a boca pequena em Ariquemes que o senador Confúcio Moura (MDB-RO) poderá perder o mandato nos próximos meses. Não se diz o motivo, mas há quem aposte que ele não chegará ao final do ano ocupando uma das três vagas do Senado que pertencem a Rondônia +++ Temperatura elevada hoje (22) em Porto Velho. Por volta das 13h os termómetros marcavam 32 graus com sensação térmica de 38 graus +++ Isso significa que o verão amazônico (seca) já chegou. Chuvas nos próximos meses serão ocasionais +++ Já no Paraná o frio deverá marcar presença com intensidade no final de semana. A previsão para o Oeste do Paraná, região polarizada por Cascavel e Toledo segundo o serviço de meteorologia, além de muita chuva os termómetros estarão em torno de 4 graus positivos +++ Rondônia aumentou muito elevado de óbitos com o coronavírus nos últimos dias. No boletim diário de Sesau (Saúde) do Estado 101 pessoas morreram da pandemia em Rondônia.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/05/prefeito-japones-fica-sem-o-principal-articulador-laticinios-e-revendedores-de-rondonia-lucram-ate-500-com-o-leite-acre-firma-parceria-para-garantir-leitos-de-utis-a-portadores-de-coronavirus,75398.shtml