Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 27/05/2020 às 15h11
Prefeitura – A disputa pela Prefeitura de Porto Velho nas eleições adiadas de outubro para dezembro, que elegerão prefeitos, vices e vereadores prometem disputa das mais acirradas em Porto Velho. É que os nomes que estão sendo colocados como pré-candidatos são, na maioria, políticos experientes, alguns nem tanto, mas com plenas condições de governar o mais importante município do Estado a partir do próximo ano.
Concorrência – O prefeito Hildon Chaves (PSDB) não tem mais como protelar uma pré-candidatura à reeleição em Porto Velho. Quem acompanha sua administração, pelo menos até agora sem denúncias de atos corruptos, prática muito comum na maioria dos políticos nos últimos anos, apesar de abominável, sabe que é um fator da maior importância nos dias de hoje, onde as pessoas têm que provar que são honestas. O princípio de que todas as pessoas são honestas, até prova em contrário, foi dizimada por parte significativa dos políticos nas últimas décadas e a administração também vai bem na saúde, saneamento básico, mobilidade urbana e social, estradas vicinais, dentre outras ações positivas.
Concorrência II – Além de Hildon, temos o advogado Vinícius Miguel (Cidadania), que foi o candidato mais bem votado a governador em Porto Velho nas eleições de 2018; o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PV). O PV também conta com Jaime Gazola, que tem interesse em concorrer, mas desde que seja na cabeça. Não podem ser ignorados o deputado federal Léo Moraes (Podemos), que, ainda, não bateu o martelo e o ex-secretário da Agricultura da capital, Leonel Bertolin, que deverá ser o indicado pelo PTB.
Concorrência III – O deputado estadual Eyder Brasil (PSL) também pretende entrar na disputa e já disse isso publicamente. O mesmo ocorre com o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade), que assumiu o comando do partido no Estado em 2019 e, como deixou passar a ótima chance de se reeleger ao governo do Estado em 2018, deverá buscar a prefeitura da capital. Já o grupo do ex-governador Ivo Cassol vem com a vereadora Cristiane Lopes, que é boa de voto e, por enquanto a única mulher na disputa. O número elevado de pré-candidatos leva a uma certeza: mais uma vez as eleições a prefeito de Porto Velho deverão ser decididas em segundo turno, devido ao nível dos pré-candidatos postulantes ao cargo político mais expressivo do município.
Senador – Esta semana foi noticiado na coluna o “desaparecimento” nos últimos meses do ex-senador Expedito Júnior, do PSDB, do cenário político do Estado. Júnior comandou durante anos os tucanos em Rondônia e foi importante na eleição do prefeito Hildon, de Porto Velho em 2016. Hoje (27) pela manhã, uma fonte, segura, disse que Expedito Júnior continua articulando, inclusive se prepara, com muita cautela, para disputar a vaga ao Senado que estará em disputa nas eleições de 2022. “Ele continua trabalhando nos bastidores e para alcançar o seu atual objetivo político, que é o Senado em 2022”, disse o cidadão.
Respigo
Esta semana a equipe de fiscalização da Secretaria da Fazenda (Semfaz) de Porto Velho esteve percorrendo o comércio, inclusive nas zonas Leste e Sul, de maior concentração de pessoas na área urbana. Vários comércios foram lacrados, porque já tinham sido notificados por prática de irregularidades e continuavam descumprindo decreto municipal, que regulamenta o setor devido ao coronavírus +++ Desde o início da semana o uso de máscaras é obrigatório para todas as pessoas que estiverem em vias públicas na capital. A fiscalização ocorre nos horários das 9h às 13h e das 19h às 23h, diariamente +++ A retenção de carretas carregadas com madeira, de Rondônia, em postos de fiscalização do Mato Grosso com o Estado foi criticada pelo deputado estadual Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco) esta semana, porque segundo ele, “é arbitrária”. Lebrão disse que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não possui conhecimento necessário para fazer a medição correta das cargas, prejudicando os caminhoneiros, que estão retidos na divisa entre os Estados +++ Servidores da Assembleia Legislativa (Ale) receberam o pagamento relativo a este mês de maio, hoje (27). Como a prefeitura da capital já pagou seus servidores e o governo do Estado iniciará o pagamento dos salários na próxima sexta-feira (29) a semana promete ser “gorda” para o comércio em geral, mesmo com tempos bicudos como o atual, devido a pandemia.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/05/porto-velho-ja-tem-9-pre-candidatos-a-prefeito-somente-uma-mulher-consta-da-lista-de-provaveis-ex-senador-se-prepara-para-a-volta-ao-congresso-nacional,75779.shtml