Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 10/06/2020 às 14h52
Composição – Na coluna de ontem (8) abordamos a sucessão municipal em Porto Velho e a possibilidade de uma união de forças entre os deputados federais Léo Moraes e Mauro Nazif, presidentes regionais do Podemos e PSB, respectivamente; senador Acir Gurgacz e ex-governador Daniel Pereira, que presidem no Estado o PDT e o Solidariedade, na disputa da sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB). Léo Moraes entrou em contato com a editoria da coluna e afirmou que não houve diálogo sobre o assunto. “Não conversei com esses colegas citados na matéria”, e que “sequer, até hoje, foi ventilado isso”. Na coluna dissemos que “a mobilização já é intensa entre os dirigentes partidários”. Mas Léo confirmou que é pré-candidato a prefeito da capital.
Federal – Felizmente as operações da Polícia Federal (PF), a nossa polícia de elite, chegam a Rondônia, com o propósito de desarticular esquemas de fraudes na aquisição emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares, devido as demandas provocadas pelo coronavírus. O decreto de calamidade pública, que permite a compra a estados e municípios sem a necessidade de licitação, não autoriza abusos com o dinheiro público. A Operação Dúctil está sendo cumprida hoje (10) pela PF em Rondônia, em conjunto com Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF) nos municípios de Porto Velho, São Miguel do Guaporé e Rolim de Moura. Além de 15 mandados de busca e apreensão também estão sendo cumpridos dois de prisão temporária.
Algodão – Rondônia já teve o algodão entre as principais culturas agrícolas do Estado. Na década de 90 tínhamos o Polo Algodoeiro em Cacoal, que por falta de apoio do governo do Estado não se firmou. Mas agora o algodão chega com força na região do Cone Sul, nos municípios de Cabixi, Pimenteiras e Vilhena numa área de 6.500 hectares. Em relação ao ano anterior o aumento da produção é de 88,5%, segundo a Conab. A semeadura iniciada em janeiro/fevereiro está em fase final e a previsão para colheita é para a segunda quinzena de julho, início de agosto. É importante destacar que, tradicionalmente, onde se planta café e algodão pode haver pobreza, mas miséria jamais.
Recesso – O Congresso Nacional (Senado e Câmara Federal) não terá o recesso de julho, que ocorre normalmente no período de 18 a 31 de cada ano. A corrida contra o coronavírus provocou adaptações, como as reuniões remotas, que deverão perdurar enquanto a pandemia continuar. Normalmente o Congresso Nacional tem dois recessos. Um deles de 23 de dezembro a 1º de fevereiro e o segundo em julho. As Assembleias Legislativas e as câmaras de vereadores, também, mas o recesso de meio de ano é durante o mês todo de julho e não de 12 dias, como no congresso.
Rondônia – A Assembleia Legislativa (Ale), está com as atividades paralisadas até o próximo dia 12, com previsão de retorno para a próxima semana. O presidente Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), ainda, não decidiu, ou tornou público, como será o procedimento da Casa do Povo para o próximo mês de julho. Dois deputados foram contaminados com o coronavírus e já estão curados, além de servidores, que também contraíram a pandemia, por isso a decisão de encerrar todas as atividades durante esta semana. A expectativa é sobre o recesso de julho e como será o funcionamento a Ale-RO, caso o coronavírus continue contaminando a população de forma célere.
Respigo
O presidente do diretório municipal do DEM de Vilhena, Ederson Deiró emitiu nota que o partido terá candidatura majoritária nas eleições a prefeito, vice e vereador, que foram adiadas de outubro para dezembro próximo. “Teremos nominata para vereador completa e candidatura majoritária própria”, diz trecho da nota +++ É que o prefeito Eduardo Japonês (PV), que é pré-candidato à reeleição nomeou recentemente um secretário de Obras, que é filiado ao DEM e isso fomentou comentários, que o partido estaria apoiando o chefe do executivo na sua busca por um novo mandato. Vamos aguardar as convenções de 20 de julho a 5 de agosto quando serão definidos os candidatos +++ Em Porto Velho já é possível notar focos de fumaça em razão das queimadas realizadas neste período de verão amazônico (seca). O ato ilegal, além de prejudicar a qualidade da terra, ainda, provoca o aumento de doenças pulmonares +++ Como estamos em situação vulnerável, devido ao coronavírus, que ataca os pulmões, seria fundamental, que os organismos de combate e controle do meio ambiente em parceria com as de saúde realizassem um trabalho conjunto, para detectar e punir com o máximo de rigor os irresponsáveis. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/06/-operacao-da-pf-na-luta-contra-a-corrupcao-plantio-do-algodao-retomado-em-rondonia-deputado-nega-composicao-mas-admite-pre-candidatura-a-prefeito-da-capital,76939.shtml