Rondoniadinamica
Publicada em 03/07/2020 às 15h24
Porto Velho, RO – A promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini mandou notificar, em caráter de urgência, o secretário de Saúde (Sesau/RO) Fernando Máximo, médico, após denúncia relacionada ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).
No Ofício, ela indicou a Máximo o seguinte:
“[...] a falta do filtro auto umidificador para uso na UTI do hospital CEMETRON e ciente da urgência da reposição de estoque, dada a importância do uso e os prejuízos impostos aos pacientes e equipe de saúde em caso de não reposição urgente do referido material, solicito informações acerca da aquisição do filtro ou quaisquer providências para reposição do estoque [...]”.
Em certidão encartada ao documento, é informado que “O uso deste item é indicado para filtrar o ar expelido pelo paciente e evitar a contaminação cruzada entre pacientes submetidos a ventilação mecânica, assim como aos profissionais de saúde, bem como proporciona trocas de calor e umidade adequadas ao paciente e, em caso de inviabilidade deste meio de filtragem”.
E isto, ainda segundo o apontamento, “pode acarretar a dificuldade de umidificação das vias áreas do paciente, ocasionando obstrução destas vias e consequente parada cardiorrespiratória. [...]”.
CONFIRA ABAIXO A ÍNTEGRA:
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/07/-ministerio-publico-de-rondonia-notifica-fernando-maximo-apos-denuncia-falta-filtro-umidificador-no-cemetron,78908.shtml