G1
Publicada em 08/07/2020 às 16h04
O número de casos do novo coronavírus nos Estados Unidos chegou a 3 milhões nesta quarta-feira (8), segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins. Mais de 130 pessoas morreram por causa da Covid-19 no país.
Em números absolutos, os EUA são o país mais atingidos pela pandemia — tanto em casos quanto em mortos. O Brasil aparece em seguida. O mundo inteiro registra mais de 11,7 milhões de diagnósticos do novo coronavírus, e a Covid-19 matou mais de 542 mil.
Os primeiros casos da doença foram registrados nos EUA ainda em janeiro, semanas depois de a China notificar o primeiro surto do vírus Sars-CoV-2. Após registros na costa Oeste, houve uma epidemia grave do outro lado do país, em Nova York, cidade gravemente afetada pela Covid-19.
Após medidas rígidas de isolamento, o número de casos em Nova York caíram. Porém, a reabertura precoce em estados, na maioria no Sul do país, levaram a novos surtos da Covid-19. Cidades também romperam o distanciamento durante os protestos contra o racismo entre o fim de maio e o começo de junho. A situação no momento está mais grave na Flórida, onde os novos registros bateram altas diárias na semana passada.
No tradicional discurso do Dia da Independência dos EUA, em 4 de julho, o presidente Donald Trump disse que o país estava perto de encontrar uma vacina contra a Covid-19 "muito antes do fim do ano". O republicano ainda atribui o alto número de casos aos testes — "nenhum país tem testado como nós" — e afirmou que "99% dos casos são totalmente sem perigo".
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/07/casos-de-novo-coronavirus-nos-eua-chegam-a-3-milhoes-diz-universidade,79300.shtml