Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 10/07/2020 às 15h04
Liderança – O deputado Lúcio Mosquini (MDB-RO) foi reconduzido à liderança da Bancada Federal no Congresso Nacional. O senador Confúcio Moura (MDB-RO), elogiou o trabalho de Mosquini como coordenador. Segundo o senador, Mosquini desempenhou muito bem a função, não tirou vantagem, nem quis aparecer, como no passado muitos coordenadores fizeram e tomavam conta das emendas parlamentares e faziam divulgação em nome próprio. “O Lúcio não, ele tem feito uma gestão honesta, ética, respeitosa, atendendo a todos e não tirando nenhuma vantagem pessoal da função e nos representa coletivamente”, argumentou Confúcio. Sobrou para os coordenadores anteriores.
Indeciso – Esta semana o empresário Jaime Bagattoli, de Vilhena, esteve visitando o diretor-proprietário do jornal eletrônico “Folha de Vilhena”, jornalista e advogado Dimas Ferreira e, como sempre, a política foi priorizada. Bagattoli foi candidato ao senado em 2018 pelo PSL e, mesmo sendo a primeira vez, que esteve numa disputa eleitoral, ficou na terceira colocação (eram duas vagas, hoje ocupadas por Marcos Rogério-DEM e Confúcio Moura-MDB) somando mais de 212 mil votos. A diferença para Confúcio, segundo colocado, ex-governador foi de pouco mais de 18 mil votos. Em eleições anteriores a prefeito de Vilhena, Bagattoli sempre estava cotado para concorrer, mas recuava sempre. Agora está sendo pressionado a concorrer, mas disse que não decidiu, e que defende a prorrogação dos mandatos de prefeitos, vices e vereadores, devido ao momento difícil proporcionado pelo coronavírus, para coincidência dos mandatos nas eleições gerais de 2022.
PT – Após encontro virtual o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu que terá candidato majoritário nas eleições a prefeito de Porto Velho, que serão realizadas em novembro próximo. Formado em Direito e História pela Universidade Federal de Rondônia-Unir, Ramon Cujui é servidor de carreira do Poder Judiciário federal e durante 20 anos atuou na Justiça Eleitoral. Foi candidato pela primeira vez em 2018, a deputado e somou 7.081, insuficientes para se eleger ao parlamento estadual. Cujui tem uma missão difícil pela frente, pois o PT, que já esteve no topo da política brasileira, inclusive em Porto Velho, hoje tem muita rejeição, diferente do pré-candidato, quem tem ótimo trânsito em todos os segmentos da sociedade.
Eleições – Apesar da confirmação da realização das eleições municipais, quando serão eleitos prefeitos, vices e vereadores, que foram adiadas pelo Congresso Nacional de outubro para novembro próximo, a mobilização para a formação das nominatas está em ritmo lento, bem diferente das eleições anteriores, quando no mesmo período, a correia era grande. As convenções, que agora podem ser realizadas virtualmente, pois a Justiça Eleitoral autorizou serão realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro, portanto, estamos a menos de dois meses para a definição dos candidatos.
Candidatos – Em passado recente, quando o coronavírus preocupava, mas não era considerado uma pandemia era possível notar movimentação intensa dos dirigentes partidários, inclusive com constantes encontros na capital e interior visando as eleições deste ano. Até a definição pelo adiamento, de outubro para novembro e a possibilidade de prorrogação dos mandatos para coincidir com as eleições gerais de 2022, quando serão eleitos presidente da República, governadores e vices; duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas havia incerteza de disputa eleitoral este ano. Com a confirmação esperava-se movimento maior das lideranças partidárias para composição das chapas. Vamos aguardar as próximas semanas.
Respigo
Nos últimos meses diminuíram sensivelmente o número de acidentes na BR 364, no trecho de aproximadamente 700 quilômetros de Porto Velho a divisa com o Mato Grosso, em Vilhena. Em parte, devido ao coronavírus, que reduziu o movimento de veículos na principal rodovia federal que corta Rondônia, mais conhecida como “Corredor da Morte” +++ Em contrapartida aumentou de forma considerável a apreensão de drogas nas abordagens da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A apreensão de veículos roubados ou furtados que tinha como destino a Bolívia, para troca com cocaína, principalmente, também aumentou com a pandemia +++ Na próxima semana vence o prazo de 15 dias de acordo com decreto do governo do Estado, para que Porto Velho possa retomar, pela segunda vez, a fase 2 de reabertura do comércio. A reabertura gradativa da fase 1 para a 2 teve que ser revista em razão da elevação do número de pessoas contaminadas com o coronavírus e que foram a óbito na passagem de fase que teve que ser revista +++ Muitas lojas da capital, que estão fechadas não reabrirão, porque os comerciantes não tiveram condições de suportar o sufoco de meses sem poder trabalhar. É necessário que os poucos irresponsáveis, que teimam em não obedecer às normas de segurança, para se evitar a contaminação pelo vírus sejam identificados e punidos, para que muitos responsáveis não fiquem no prejuízo e fecham seus comércios.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/07/confucio-elogia-reconducao-de-mosquini-a-lideranca-da-bancada-federal-e-critica-ex-lideres-bagattoli-indeciso-sobre-disputar-prefeitura-de-vilhena-pt-define-pre-candidato-em-porto-velho,79505.shtml