![Parlamento do Suriname escolhe novo presidente para o país](/uploads/fk5mz240gfy9mcp.jpg)
Agência Brasil
Publicada em 13/07/2020 às 15h20
Parlamentares oficializaram nesta segunda-feira (13) o nome de Chan Santokhi como novo presidente do Suriname, país que faz fronteira com o Brasil. Ele era o único candidato da eleição indireta após o partido dele, o VHP, conquistar a maioria dos assentos no Parlamento do país.
Com a definição, Santokhi encerrará anos do governo de Dési Bouterse, que comandou o país durante o regime militar entre 1980 e 1987 e voltou ao poder em 2010, eleito. No fim do ano passado, o ainda presidente foi condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato de 15 adversários políticos. O caso ainda tramita na Justiça do Suriname,
Santokhi reverteu o quadro político no Suriname nas eleições de maio, quando o partido dele conseguiu a maioria dos parlamentares. O partido VHP, do agora presidente, formou coalizão com o partido ABOP, sigla ligada a rebeldes contra o regime de Bouterse. O vice-presidente, inclusive, será Ronnie Brunswijk, um ex-rebelde.
Segundo o site de notícias NOS, da Holanda — país que colonizou o Suriname —, houve controvérsia dentro dessa coalizão contra Bouterse porque Santokhi chegou a trabalhar para o ex-presidente como guarda-costas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/07/parlamento-do-suriname-escolhe-novo-presidente-para-o-pais,79679.shtml