Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 24/07/2020 às 15h01
Supermercados – Desde o início da pandemia que os supermercados permanecem abertos em todo o Brasil. Ontem a maioria do segmento da região central de Porto Velho estava lotado com as pessoas tendo dificuldades para circular e filas enormes nos caixas, que são muitos na maioria deles. Nas áreas de estacionamentos dificuldades para se encontrar uma vaga e até, congestionamento em razão do elevado número de veículos circulando pelo local em busca de um espaço para estacionar o veículo. Dentro dos supermercados, além da quantidade enorme de pessoas os carrinhos lotados de mercadorias. O que está ocorrendo?
Supermercados – O comércio de alimentos deve ser priorizado, pois se boa parte das pessoas tem que ficar em casa, para evitar a contaminação e de contaminar as demais, se estiver com o vírus, comer regularmente também é remédio. Dormir e se alimentar bem são condições essenciais, para se evitar a contaminação, mas o fluxo de pessoas nos supermercados em Porto Velho deve ser mais bem controlado. O comércio em geral está sendo muito castigado com o coronavírus, mas os supermercados, não. Em Rondônia não se tem nenhuma notícia de supermercado fechar as portas, porque um funcionário foi contaminado pelo vírus. Já bancos e demais empresas, sim. Por que? Os donos de supermercados devem trazer a público a fórmula mágica, para se evitar a contaminação, como ocorre com os funcionários para os serviços de saúde das redes públicas e privadas os demais segmentos comerciais.
PF – Nem mesmo a ação avassaladora do coronavírus no mundo impediu, ou impede a ação dos corruptos no Brasil. Nunca a Polícia Federal (PF), a nossa polícia de elite, teve tanto trabalho como nos pouco mais de seis meses de 2020. Nos últimos 15 dias foram realizadas, pelo menos, duas operações mobilizando a PF em Rondônia. Uma relacionada à lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, na última semana, que cumpriu mandados de busca e de apreensão de documentos. Hoje (24) está sendo realizada em Porto Velho, Guajará-Mirim e São Miguel do Guaporé, a Operação Dúctil – Fase 2 (a primeira foi realizada no dia 10 de junho último), relacionada a prática de fraudes na aquisição emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares, para atendimento das necessidades da Secretaria Municipal de Saúde de Guajará-Mirim na luta contra o coronavírus.
PF II – Na Operação Dúctil, além da PF realizam a ação conjunta membros da Controladoria-Geral da União e do Ministério Público Federal. Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia. Na primeira fase da operação foram apurados indícios de apresentação de atestados de capacidade técnica falsos e de possível envolvimento de agentes públicos da Semsau de Guajará Mirim com empresários na compra dos materiais e insumos sem que fossem cumpridas as exigências legais. É triste constatar, que nem mesmo com a pandemia matando pessoas em larga escala, enlutando famílias pelo mundo, antecipando óbitos, os corruptos estejam apenas, preocupados em ganhar dinheiro, não importando como, e de preferência em meter a mão no dinheiro público. É o fim da rosca...
Eleições – Apesar de as dificuldades de contatos devido a pandemia a mobilização no Estado visando as eleições municipais de novembro próximo, quando serão eleitos prefeitos, vices e vereadores ganha força em Rondônia. Nos municípios de maior poderio eleitoral, como Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura nomes expressivos estão sendo anunciados como pré-candidatos a prefeito e estão sendo elaboradas as nominatas de candidatos a vereança. Sem condições de realizar reuniões presenciais, os dirigentes partidários estão se preparando para enfrentar as urnas.
Respigo
A Assembleia Legislativa (Ale) está de luto com a morte do agente da Polícia Legislativa, da Assembleia Legislativa, que já dirigiu o Depol da Ale, Raimundo Felício do Nascimento, que foi embora fora do combinado, ontem (23). A morte é a única certeza na vida e inevitável +++ Que Deus conforte a família do colega de trabalho na Escola do Legislativo, a escola dos deputados. A tristeza é dolorida, porém passageira, mas a saudade permanece +++ A coluna tem como tema central a política, mas em certas ocasiões uma informação diferenciada é necessária. Em Porto Velho tem uma loja simples, mas eficiente, especializada em consertos de relógios e celulares e outros objetos do gênero +++ Reparos em celular é comum e existem inúmeras lojas especializadas na capital, mas que conserta qualquer tipo de relógio independente do período em que foi fabricado, não. A Omegacell, no centro de Porto Velho (Floriano Peixoto, 671) tem o Gezer, que é um mago no segmento e coloca para funcionar qualquer tido de relógios, seja ultramoderno ou da idade da pedra com a mesma eficiência, garantia e preço honesto.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/07/corrupcao-no-combate-a-pandemia-mobiliza-policia-federal-cresce-a-movimentacao-dos-dirigentes-partidarios-no-estado-super-hiper-e-megamercados-sao-imunes-ao-coronavirus,80710.shtml