DIÁRIO DA AMAZÔNIA
Publicada em 20/08/2020 às 13h31
“Visão de futuro, Oportunidades e Desafios para a Região Amazônica” foi tema do primeiro debate preparatório para o Fórum Amazônia+21, na manhã desta quarta-feira (19). O debate foi realizado com transmissão online diretamente de Brasília (BSB) e contou com a presença do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, do presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento de Porto Velho ( ADPVH) e da Federação da Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson Andrade entre outros.
O objetivo do Fórum foi discutir um novo modelo de desenvolvimento para a região amazônica, baseado em pesquisa, inovação e bioeconomia. Durante o evento, as autoridades presentes ressaltaram que há um grande interesse da população em discutir a Amazônia, e que isso mostra a importância que o mundo inteiro dá para a preservação compatibilizada e tão necessária ao desenvolvimento.
Ao explanar sobre as possibilidades de investimentos na região em energias renováveis, agroindústria e bioeconomia, o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, disse ser preciso “nos afastarmos das atividades ilegais que destroem e começarmos a apoiar negócios estruturados e adequados à realidade amazônica”.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão ressaltou que é necessário proteger, preservar e desenvolver. “É preciso criar um novo modelo de desenvolvimento para a região, baseado em pesquisa, inovação e bioeconomia”. De acordo com ele, os eixos em questão devem orientar a visão sobre a Amazônia com participação de diversos entes federativos e internacionais.
O presidente da Confederação Nacional das Indústrias, Robson Andrade, manifestou sua expectativa “para um Brasil e uma economia bem-sucedida e subir ao pódio quanto a baixa emissão de carbono e se tornar uma referência no que diz respeito a bioeconomia. Temos riquezas para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, sempre dentro das metas e compromissos do Brasil nos tratados internacionais”.
A abordagem da próxima edição do evento será sobre financiamento. Para participar, basta inscrever-se pelo site www.amazonia21.org. O Fórum Internacional Amazônia+21, previsto para acontecer de 4 a 6 de novembro, tem como proposta encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Com informações da Assessoria
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/08/oportunidades-e-desafios-foi-tema-do-primeiro-debate-preparatorio-para-o-forum-amazonia-21,82994.shtml