G1
Publicada em 04/09/2020 às 15h02
A Aliança Atlântica disse encabeçar uma negociação junto a Grécia e a Turquia nesta quinta-feira (3) para pôr fim à crise instaurada pelos dois países que disputam o controle de uma parte da região leste do Mediterrâneo, rica em petróleo. O governo de Atenas nega um acordo.
Turquia acusa a Grécia de armar uma ilha desmilitarizada
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) Jens Stoltenberg disse em um comunicado que, após discussões com os líderes gregos e turcos, eles concordaram em manter negociações técnicas na instituição para diminuir a tensão militar e reduzir o risco de incidentes.
"A Grécia e a Turquia são dois aliados valiosos e a OTAN é uma plataforma importante para consultas sobre todas as questões que afetam a nossa segurança comum", escreveu Stoltenberg.
Pouco após a divulgação do comunicado da OTAN, o chanceler grego Nikos Dendias disse a agência de notícias France Presse que o acordo anunciado "não corresponde com a realidade".
"A diminuição da tensão somente irá acontecer com a retirada imediata de todas as embarcações turcas da plataforma continental (território marítimo) da Grécia", disse Dendias.
O Ministério de Relações Exteriores da Grécia disse em nota que Dendias viajará nesta sexta-feira (4) para Nova York para se encontrar com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a situação do leste Mediterrâneo.
Descoberta de petróleo
Ambos os países mantêm uma disputa por fronteiras marítimas e depósitos de petróleo no leste do Mar Mediterrâneo, e protagonizaram uma séria escalada militar.
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pediu a Ancara e Atenas na quarta-feira (2) que os países reduzissem as tensões. Segundo ele, os dirigentes dos dois países vizinhos "deveriam sentar-se e iniciar discussões sobre tudo isto e encontrar soluções diplomáticas".
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/09/otan-diz-que-negocia-fim-de-disputa-no-leste-do-mar-mediterraneo,84315.shtml