Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 16/09/2020 às 15h18
Vice – Lógico que não é informação, mas uma especulação, mas comenta-se a boca pequena nos bastidores da política que o prefeito Hildon Chaves, de Porto Velho, terá como vice uma mulher, como adiantamos na coluna de ontem (15). Hoje já é possível arriscar que a mulher é do DEM, do Distrito de Jacy-Paraná, líder na área rural. A indicação seria do senador Marcos Rogério, presidente do DEM em Rondônia e aliado de primeira linha do ex-senador Expedito Júnior, que mesmo sem mandato, tem forte influência no partido. Rogério foi pra TV na campanha de Expedito ao governo em 2018. Se a vice for do DEM deverá ser a Ana Flávia.
Projeto – A proximidade de Marcos Rogério e Expedito Júnior se fortaleceu na campanha de 2018, quando o senador se elegeu como o mais bem votado no Estado e trabalhou todo o segundo turno pedindo votos para Expedito, que acabou derrotado por Marcos Rocha, mesmo saindo na frente no primeiro turno. Marcos Rogério quer ser governador em 2022, não é segredo. Expedito percebeu, que é hora de buscar a volta ao Senado, pretensão possível e abrir espaço para Rogério disputar o governo. O prefeito Hildon iniciou na política se preparando para eleger-se deputado federal e poderá concretizar o projeto em 2022 e deixar a prefeitura com “gente de casa. Política é a arte de somar, de ocupar espaços. O jogo está sendo bem jogado por tucanos e democratas.
Ji-Paraná – Hoje (16), à meia-noite termina o prazo para realização das convenções partidárias e escolhas dos candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições municipais de novembro próximo. No município de Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado, até a manhã de hoje já havia homologado o ex-vereador Isaú Fonseca como candidato a prefeito pelo MDB, deputado estadual Jhony Paixão (PRB) e uma das novidades no processo eleitoral deste ano, a dupla de mulheres do PT, vereadora Cláudia de Jesus e a militante ativa do partido Divan Alves Macedo Paula, candidatas a prefeita e vice, respectivamente.
Ji-Paraná II – A lista de pretendentes a futuro inquilino do Palácio Urupá a partir de janeiro do próximo ano é grande. A expectativa é pelo PSDB, que deverá confirmar Laerte Gomes, presidente da Assembleia Legislativa (Ale) como candidato. A convenção ocorre hoje, das 16h às 18h (a coluna é postada às 15h). O PP deve confirmar o médico João Durval. O PSB presidido no Estado pelo deputado federal Mauro Nazif, que desistiu de concorrer em Porto Velho tem o ex-secretário municipal Ari Saraiva como candidato. A convenção do PSB termina às 20h de hoje. O radialista Licomédio Pereira concorre pelo Solidariedade, e o ex-vereador Lincoln Astrê, pelo PRTB. O prefeito Marcito Pinto, do PDT, que tem o senador Acir Gurgacz como presidente regional deve confirmar sua candidatura à reeleição na convenção da manhã de hoje. A concorrência é grande.
Convenções – Em Porto Velho, após a definição de o prefeito Hildon Chaves concorrer à reeleição, outros partidos já decidiram as candidaturas, mas a maioria, a exemplo dos tucanos deixou a ata em aberto, para definição do vice e possibilidade de composição somente momentos antes de fechar o prazo para registro das candidaturas. O PT já homologou Ramon Cujuí, o PCdoB Samuel Costa; o PSL, Eyder Brasil; Cristiane Lopes pelo PP, Lindomar Garçon (PRTB), o PTB, Leonel Bertolin e Breno Mendes pelo Avante. Hoje, ainda, estão sendo realizadas convenções na capital do Podemos, presidido pelo deputado federal Léo Moraes; DEM, de Fabrício Jurado; o PSD de Thiago Tezzari e o Solidariedade do coronel Ronaldo Flores.
Respigo
O ex-deputado federal Lindomar Garçon, que preside o PRB no Estado foi confirmado candidato do partido nas eleições a prefeito de Porto Velho. E também já definiu o cargo de vice com a cabo PM, Milene Barreto +++ O partido não fará coligação e já tem a do grupo de candidatos a vereador. A nominata à câmara municipal está composta de dez mulheres e vinte e dois homens +++ Uma foto aérea distribuída nas redes sociais, do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, mostra o local com um visual futurista e belo. O local que está sendo reconstruído pela prefeitura, está cercado por tapumes e a foto, provavelmente feita por drone, mostra parte da área, que está ficando realmente muito linda e será um Cartão Postal da capital +++ Muitos são os questionamentos sobre a legalidade da candidatura da ex-prefeita de Vilhena, Rosani Donadon (PSC) nas eleições de novembro próximo, novamente ao mesmo cargo. Rosani teve o registro da candidatura cassado em 2018 pela Justiça Eleitoral, quase dois anos, após ela assumir a prefeitura +++ Mesmo afastada Rosani concorreu sub judice na eleição suplementar de junho de 2018, mas foi derrotada pelo atual prefeito Eduardo Japonês (PV), que irá à reeleição. Rosani deverá participar utilizando os artifícios judiciais aplicáveis no caso +++ É um caso complexo, mas possível. Lei é Lei...
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/09/vice-de-hildon-deve-ser-mulher-e-filiada-ao-dem-lista-de-candidatos-em-ji-parana-e-extensa-tucanos-e-democratas-preparam-parceria-para-2022-,85229.shtml