Redação
Publicada em 07/10/2020 às 00h12
Parece mentira, mas já se passaram mais de 10 anos desde a criação do Bitcoin. Dá para acreditar? Essa criptomoeda passou de ser uma total incógnita para a maioria das pessoas, para ser um meio de pagamento viável e cada vez mais aceito no grande comércio, razão pela qual muitas pessoas procuram entender como investir em Bitcoin.
Ou seja, enquanto há 10 anos era provável que nunca tivesse ouvido falar no Bitcoin, hoje em dia não é bem assim. Provavelmente você sabe como funciona essa criptomoeda ou para que ela serve. Mas talvez não saiba tudo o que vai ler neste artigo.
Por isso, juntamos 10 curiosidades surpreendentes sobre o Bitcoin que provavelmente você ainda não conhece.
1. Lamborghini aceita Bitcoin como forma de pagamento
É verdade. A famosa marca de carros de luxo aceita pagamentos com Bitcoin. Com o valor dos carros dessa marca, um carro de quase 1 milhão de Reais custaria “apenas” 18 Bitcoins. Se o Bitcoin fosse uma moeda física dava até para levar o dinheiro na carteira.
2. Ninguém sabe quem é o criador do Bitcoin
Seria de esperar que algo tão famoso como o Bitcoin tivesse um criador conhecido. Talvez um bilionário excêntrico que se aproveitasse da fama da criptomoeda. Mas não é bem assim.
Na verdade, ninguém sabe quem é o criador do Bitcoin. Sabe-se que se chama Satoshi Nakamoto, mas ninguém sabe se esse é sequer um nome real. Se é uma pessoa ou um grupo de pessoas. Ou até um grupo de instituições.
O seu último sinal foi uma mensagem em que indicava que iria partir para outro projeto. Desde então nada mais se soube.
3. Só existem 21 milhões de Bitcoins
Ao contrário do dinheiro tradicional, que é impresso sem limites, o Bitcoin tem um número limite. E nem é assim tão alto. É precisamente isso que faz com que se torne um bem mais valioso. Quanto menor for a oferta e maior for a procura, maior a probabilidade de valorizar.
É isso que tem acontecido. Apesar de tudo, nem todos os Bitcoins estão em circulação. Novos Bitcoins são colocados no mercado por um processo chamado mineração. Neste momento já circulam mais de 18 milhões, mas o seu limite máximo só será atingido em 2140.
4. Bitcoins… para o lixo
Existem milhões de Bitcoins perdidos simplesmente porque as pessoas perderam o acesso as suas contas. Imagine que tinha Bitcoins guardados em um disco rígido, mas que o seu computador foi para o conserto e precisou ser formatado.
Se não tirar as criptomoedas de lá antes, é o suficiente para perder o registro das suas moedas e ficar para sempre sem elas.
Algo semelhante aconteceu com James Howelles em 2017, que atirou, sem querer, um disco rígido para o lixo com um total de Bitcoins avaliados em US$ 127 Milhões! Um erro para lembrar a vida toda.
5. Wikileaks só recebe doações em Bitcoin
Quando uma instituição se mete com outras muito poderosas acaba por sofrer as consequências. Foi o que aconteceu com a Wikileaks. Devido a todas as denúncias que fez, muitas instituições financeiras fecharam-lhe as portas. Por isso, hoje aceita apenas doações em Bitcoin.
6. Bitcoin foi usada para pagar uma pizza… de 500 milhões de Reais
Parece mentira, mas não é. A história por trás desse acontecimento deu origem ao Bitcoin Pizza Day. Em 2010, Laszlo Hanyecz, residente nos Estados Unidos, queria encomendar 2 pizzas e pagar com Bitcoin.
Foi então que, a partir do fórum bitcointalk, Laszlo escreveu: “Vou pagar 10.000 Bitcoins por duas pizzas… talvez duas grandes para ter algumas sobras para o dia seguinte”. E acrescentou: “Podem fazer a Pizza vocês próprios e trazerem-na até minha casa ou encomendarem-na de outro local, mas o que eu estou à procura é de uma entrega de Pizza em troca de Bitcoins.
Um usuário do fórum decidiu aceitar a proposta. Para isso, encomendou duas Pizzas da cadeia Papa John’s que levou pessoalmente à casa de Laszlo de forma a completar a transação. Por elas recebeu a módica quantia de 10.000 Bitcoins, conforme acordado, o que hoje valeria mais de 500 milhões de Reais.
7. Vancouver foi a primeira cidade a instalar uma ATM de Bitcoins
Embora agora seja algo relativamente comum, a cidade canadense foi muito inovadora quando decidiu instalar uma máquina de Bitcoins pela primeira vez.
Agora já existem muitas até mesmo no Brasil. Se você quiser encontrar uma perto, pode procurar no conhecido website CoinMap.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/10/7-curiosidades-surpreendentes-sobre-o-bitcoin,86927.shtml