Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 15/10/2020 às 15h06
Cacoal – O bom senso prevaleceu e, após ter a candidatura registrada na Justiça Eleitoral, mesmo, ainda, presa na Operação Reciclagem realizada pela Polícia Federal (PF) em Rondônia em setembro último, a prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues (MDB) renunciou a tentativa de reeleição. A coligação é integrada por sete partidos e a busca de um novo nome em condições legais, para concorrer no lugar de Glaucione fomentou inúmeras reuniões dos dirigentes partidários coligados, para se chegar a um consenso em torno de um novo candidato, pois o grupo é forte e Glaucione tinha muitas chances de reeleição.
Cacoal II – O candidato a prefeito pelo DEM, coronel Marco Aurélio Vasques deverá ser homologado como candidato da coligação “Seguindo em Frente”, que era liderada pelo MDB com Glaucione. O nome da vaga a vice de Vasques também já está definido e é uma mulher: Obdulia de Menezes Alexopulos, mais conhecida na cidade como Lya da TV. Como a candidatura do professor Alex Costa, do DC, foi indeferida pela Justiça Eleitoral a disputa pelo cargo de prefeito fica centralizada entre o deputado estadual Adailton Fúria (PSD) e Vasques, que lidera a coligação encabeçada pelo DEM.
Candeias – As eleições em Candeias do Jamari estão divididas entre o atual prefeito, Lucivaldo Fabrício (Avante), que concorre à reeleição, Valteir Queiroz (Patriota) e o Gringo da Emater (MDB). A coligação liderada por Valteir é a pedra no sapato do prefeito Lucivaldo na sua tentativa de reeleição. Candeias teve três prefeitos no atual mandato, que terminará no dia 31 de dezembro. O prefeito eleito em 2016, Chico Pernambuco (PSB) foi assassinado em março de 2017 e o seu vice, Luiz Ikenohuchi (DEM), cassado pela câmara de vereadores em março de 2019, acusado da prática de improbidade administrativa.
Candeias II – Após enorme polêmica entre a maioria de os vereadores e Ikenohuchi, ele acabou sendo cassado e assumindo a prefeitura o presidente do legislativo municipal, Lucivaldo Fabrício, que foi eleito prefeito em julho de 2019, após a realização de eleição suplementar, onde ele superou Valteir, que ficou com a segunda colocação. Lucivaldo somou 4.374 votos (39,77%), 451 a mais que Valteir Queiroz, (na época no PMN), que recebeu 3.923 votos (35,67%). Nas eleições de 15 de novembro próximo teremos, pelo que tudo indica, uma disputa acirrada ente Lucivaldo e Valteir. Bom para a democracia.
Ibope – Como estamos a 30 dias das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) os institutos de pesquisas são bastante acionados pelos políticos. O Ibope, seguramente um dos mais importantes do segmento, já está atuando em Rondônia com pesquisas sobre a intenção de voto dos eleitores relacionada aos candidatos a prefeito de Porto Velho. E não foi nenhuma novidade o resultado apresentado esta semana, sobre as três primeiras colocações em ordem decrescente, onde o prefeito Hildon Chaves (PSDB), que concorre à reeleição, lidera, seguido de o advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia-Unir, Vinícius Miguel (Cidadania) e a vereadora da capital, Cristiane Lopes (PP). Assim como Miguel foi o fenômeno eleitoral nas eleições de 2018, quando obteve votação expressiva (69.820 votos) no primeiro turno a governador em Porto Velho, mesmo sendo um estreante na política, Cristiane poderá ser o diferencial nas eleições de 15 de novembro próximo. Já Hildon está dentro das expectativas.
Respigo
Choveu forte e ventou muito na noite da última quarta-feira (14) em Porto Velho. O que mais assustou a população foram os raios, que cortaram os Céus da capital +++ Como sempre ocorre nessas ocasiões, muitas áreas ficaram alagadas, mas como estamos no início do inverno amazônico (chuvas quase que diárias durante os próximos meses) os problemas não foram muitos, pois o solo está muito seco devido aos cerca de seis meses sem chuvas. O saneamento básico é um dos desafios aos candidatos a prefeito de Porto Velho, que padece de um sistema eficiente, mesmo em pleno SéculoVXXI +++ Demorou para a diretoria do Palmeiras demitir o técnico de futebol, Wanderlei Luxemburgo, que, ainda, insiste na prática de métodos arcaicos no esporte mais popular do mundo. Luxemburgo já tem sua história no futebol e deveria partir para novas funções na área, porque como treinador, está mais vazio de ideias que cabeça de estátua +++ Os membros dos partidos integrantes da coligação “Ji-Paraná não pode parar” (PDT, PL, PSB, PSDB, DEM, PSB, Solidariedade), após a renúncia do prefeito e candidato à reeleição, Marcito Pinto (PDT), que está preso desde o último dia 25 na Operação Reciclagem realizada pela PF no Estado, decidiram os novos nomes para concorrerem a prefeito e vice em outubro próximo. O candidato a prefeito é Julian Cuadal Soares (PDT) e o vice, Anaru Martins Leite, também do PDT +++ Parabéns aos professores que hoje (15) comemoram o seu dia. Sem eles o mundo seria uma chatice...
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/10/vasques-e-o-candidato-da-coligacao-seguindo-em-frente-em-cacoal-valteir-e-lucivaldo-polarizam-em-candeias-ibope-ja-atua-no-estado-,87639.shtml