Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 26/10/2020 às 14h53
Candidatos – Porto Velho abriu a campanha eleitoral com 15 candidatos a prefeito e, somente o PRTB, com o ex-vereador Ted Wilson, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. A que estava pendente, a do advogado Vinícius Miguel (Cidadania) foi confirmada no último domingo (25). O prazo para que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgue os pedidos de registro de candidaturas termina hoje (26). Em vários municípios do interior, ainda, existem registro que não foram liberados, pela Justiça Eleitoral, mas como o prazo encerra nesta segunda-feira, até à meia noite os processos pendentes deverão ser julgados pela corte eleitoral. A expectativa maior era em Porto Velho, pois Vinícius Miguel é considerado um dos favoritos a disputar o segundo turno, pois na capital, que tem mais de 330 mil eleitores dificilmente o nome do próximo prefeito será conhecido no primeiro turno.
Conselho – O deputado estadual Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé) e seus colegas da Conselho de Ética da Assembleia Legislativa (Ale), que foi composta pela Mesa Diretora da Casa de Leis, têm uma missão nada fácil pela frente, o de examinar e tomar as devidas providências no caso do deputado Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco do Guaporé), acusado de corrupção envolvendo empresa coletora de lixo no Estado. Crispin é vizinho de Lebrão, portanto, disputam os votos na mesma região. No caso de afastamento e posterior cassação de Lebrão, poderá ser acusado de legislar em causa própria. Se as acusações não forem comprovadas e o colega deputado absolvido, as críticas, certamente, serão pela não punição. É uma posição realmente difícil e, qualquer que seja a decisão do Conselho, ela deverá ser muito bem abalizada e alicerçada, porque a pressão será muito grande.
Ariquemes – Um dos municípios mais importantes do Estado, Ariquemes, promete eleições das mais equilibradas. Desde a desistência do prefeito Tiago Flores (PRB), de concorrer à reeleição três nomes estão em evidência para sucedê-lo. Dois deles já estão há tempos trabalhando as pré-candidaturas, que se efetivaram, após as convenções. O vice-prefeito Lucas Follador (DEM), que tem atrito com o prefeito Flores desde o início do mandato é um dos componentes do tripé sólido na conquista do voto do eleitor. Lucas, tem o pai, o deputado estadual, Adelino Follador (DEM), que é bom de voto e o apoio do presidente regional do partido, senador Marcos Rogério, que formata gradativamente uma candidatura a governador em 2022.
Ariquemes II – O ex-deputado estadual Tiziu Jidalías (Solidariedade) sempre demonstrou interesse em governador o município. É suplente de deputado estadual e tinha formalizado em convenção a sua candidatura a prefeito, tendo como vice a atual presidente da câmara de vereadores, Carla Redano (Patriota), liderança política emergente e em processo de crescimento. Por interferência do além, dias depois da convenção, Tiziu anunciou, que “Deus sugeriu a ele a troca da vice”, no caso Carla Redano. E realmente Carla deixou a candidatura a vice, mas foi incentivada a concorrer ao cargo de prefeita.
Ariquemes III – Incentivada por lideranças partidárias no apoio à sua candidatura, Carla resolveu lançar o seu nome e hoje, nem mesmo o observador político mais atento, afirma com convicção quem será o futuro prefeito. Carla é esposa do deputado estadual Alex Redano (PRB), que está eleito presidente da Assembleia Legislativa (Ale) e assumirá no dia 1º de fevereiro do próximo ano. Redano é um eficiente articulador político e tem uma ascensão política das mais positivas, desde quando se elegeu vereador no município, depois presidente da câmara, deputado estadual e presidente do legislativo estadual. A vereadora Carla vem em fases crescentes na política, tem carisma e uma significativa folha de serviços prestados à comunidade. Não será surpresa caso ela seja eleita para comandar o município a partir do próximo ano. Quem viver verá...
Respigo
O Fundo Eleitoral deste ano, distribuído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está em torno de R$ 3 bilhões. Em Rondônia com constância candidatos (prefeito e vereador) anunciam, que estão “abrindo mão” dos recursos, medida em parte demagoga, porque, para os partidos menores o dinheiro praticamente não fará muita diferença na campanha eleitoral, que é curta e deve ser muito objetiva +++ Desde o último dia 17 o sistema de transporte coletivo urbano foi adequado em Porto Velho. Após, o abandono da concessão pelo Consórcio SIM, meses atrás, o sistema estava paralisado +++ Para amenizar a situação a empresa (JTP), que tinha vencido a concessão e iniciaria o trabalho no dia 17 deste mês, antecipou as atividades colocando alguns ônibus para atender à população de forma emergencial. Mas a partir do dia 17, a frota, com cerca de 150 ônibus dotados de ar-condicionado, internet, confortáveis deveriam estar percorrendo às diversas ruas e avenidas no centro e bairros da capital +++ Seria interessante, e oportuno, um comunicado da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran, pois o serviço é de enorme interesse da população trabalhadora, mais simples, que depende do ônibus e não dos outros serviços, que custam bem mais caros. O povo usuário está aguardando um comunicado da Semtran para saber a real situação do novo sistema de transporte coletivo urbano da capital.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/10/liberacao-de-vinicius-miguel-define-14-candidatos-em-porto-velho-a-dificil-missao-do-presidente-do-conselho-de-etica-da-ale-eleicoes-a-prefeito-em-ariquemes-estao-equilibradas-,88512.shtml