DIÁRIO DA AMAZÔNIA
Publicada em 27/10/2020 às 13h02
Com um índice de 9,1%, Rondônia registrou, em setembro, a segunda menor taxa de desemprego no país. É o que mostram os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid-19), divulgado na última sexta-feira, 23, pelo IBGE.
Santa Catarina foi o único estado que teve taxa de desocupação menor do que a de Rondônia (7,8%). Além de Santa Catarina e Rondônia, outros 11 estados apresentaram índice de desemprego abaixo da média nacional, que foi de 14% em setembro.
Metade
Outro resultado que chama a atenção na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19), do IBGE, é o número de domicílios rondonienses que recebeu o Auxílio Emergencial pago pelo governo federal.
A pesquisa mostra no região Norte, Rondônia foi o único estado da região onde pelo menos metade das famílias receberam em setembro o benefício, criado para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus.
A PNAD Covid-19 iniciou em maio deste ano, com entrevistas realizadas por telefone. A amostra é fixa, ou seja, os domicílios entrevistados no primeiro mês de coleta de dados permanecerão na amostra nos meses subsequentes, até o fim da pesquisa.
O questionário se divide em duas partes, sendo uma direcionada a questões de saúde, especificamente sobre sintomas associados à síndrome gripal e outra, a questões de trabalho.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/10/indice-de-desemprego-em-rondonia-e-o-2-menor-do-pais-segundo-demonstram-os-numeros-de-pesquisa,88599.shtml