![Oportuno o programa de regularização fundiária do governo, é precário o atendimento do BB em Porto Velho, debate de alto nível entre Cujuí e Hildon](/uploads/hfpur89b85gtak6.png)
Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 05/11/2020 às 15h01
Regularização... – O governo do Estado está selecionando 35 profissionais para trabalhar temporariamente no programa de regularização fundiária, que estará sendo aplicado no Estado em breve. O processo de seleção e contratação teve início na quarta-feira (4) e tem como meta regularizar 16 mil propriedades rurais no Estado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através de convênio com o governo federal. As informações dão conta que os salários são bons, apesar de ser um serviço temporário, mas os contratados devem se ater as exigências, para posteriormente, não alegarem desconhecimento das obrigações.
...fundiária – Um dos entraves para o desenvolvimento sustentável de Rondônia é a falta de regularização das propriedades rurais. Somente na parceria anunciada de Estado/União serão 16 mil propriedades a serem regularizadas. Sem a regulamentação as famílias do campo não podem acessar a financiamentos com juros baixos, prazos longos e carência garantindo produtividade em quantidade e com qualidade. Praticamente todos os anos, o Banco da Amazônia-Basa, principalmente, deixa de aplicar milhões de reais em financiamento na área rural em razão da falta de titularização. A iniciativa do governo do Estado com apoio do federal merece crédito e certamente será fundamental para a economia-futura de Rondônia.
BB – Muitas reclamações do atendimento do Banco do Brasil, em Porto Velho. As agências Nações Unidas e Dutra, ambas em área central da capital estão fechadas, há semanas, porque estão em reforma. Hoje (5), por exemplo, a agência central, na Rua D. Pedro II estava lotada e apenas dois caixas eletrônicos disponíveis aos clientes. O local tem mais de dez caixas, mas disponibilizaram apenas dois em clara demonstração da falta de respeito com os clientes, que dependem unicamente do BB, principalmente os servidores públicos federais. O sindicato da categoria poderia se mobilizar em favor dos clientes, pois é graças a eles que o banco mantém os funcionários.
Campanha – Estamos para entrar na última semana da campanha política relacionada às eleições do próximo dia 15, quando serão eleitos prefeito, vice e vereador. Por isso a mobilização, que até então, era em maior escala em Porto Velho, Vilhena e Ariquemes, agora começa a ganhar corpo em outros municípios com maior densidade populacional. Em Porto Velho já é grande a mobilização nos principais cruzamentos no centro e também nos bairros de maior concentração popular. E o movimento é maior dos candidatos a vereador, pois são eles a mola propulsora numa eleição a prefeito, mas também é o cargo mais difícil de se eleger, devido a divisão entre os eleitores, inclusive nas famílias.
Debate – Quem não assistiu esta semana o debate na SIC TV (Record) entre os candidatos a prefeito de Porto Velho, Ramon Cujuí (PT e Hildon Chaves (PSDB), que concorre à reeleição perdeu uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais de política. Ambos promoveram um debate de elevado nível e, realmente, como devem ser os embates entre os candidatos, que buscam o voto popular sem baixarias ou temas apelativos. A ausência do jovem advogado Vinícius Miguel (Cidadania), inclusive sem uma justificativa por gazetear o debate, favoreceu Hildon e Cujuí, que demonstraram preparo cultural, intelectual e administrativo para comandar Porto Velho por quatro anos, no caso do candidato do PT e de mais quatro pelo representante tucano. Certamente isso ficará refletido nas próximas pesquisas eleitorais e na votação no próximo dia 15.
Respigo
A curiosidade realmente é típica do ser humano. A nota de ontem (4) sobre o conselheiro, que do dia para a noite comprou fazenda, “empregou” a mulher no Senado e vive uma vida de Rei da Pércia motivou inúmeros telefonemas e mensagens no WhatsApp para saber quem seria o dito cujo +++ A Opinião de ontem publicada no RD sobre as eleições a prefeito em Ji-Paraná, a princípio, por um erro de montagem das fotos foi postada sem a foto de a vereadora Cláudia de Jesus, do PT. O erro foi corrigido na manhã de hoje (5) com a inclusão da vereadora Cláudia +++ Hoje (5) por volta das 12 horas o sol estava fritando ovos no asfalto com os termômetros em torno de 33 graus e sensação térmica de 41 graus em Porto Velho. Não tem como abrir mão do ar-condicionado na casa, no carro e no trabalho +++ O São Paulo foi eliminado em mais uma competição (Copa Sul-Americana) este ano, ontem (4), no Morumbi, pelo Lanus, apesar de vencer o jogo por 4x3. O terceiro gol dos argentinos já nos descontos eliminou o tricolor paulista +++ Comentarista de uma TV de São Paulo, ao analisar as possibilidades são-paulinas, antes do jogo de ontem alertava para a inconstância do time, que realiza partidas excelentes, como no 4x1 contra o Flamengo, no último final de semana no Maracanã e perder jogos, que seriam relativamente fáceis. Segundo o jornalista, o São Paulo é um time vagalume: brilha e apaga; brilha e apaga... +++ Os torcedores do tricolor do Morumbi não gostaram do comparativo. E durma-se com um barulho desses.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/11/oportuno-o-programa-de-regularizacao-fundiaria-do-governo-e-precario-o-atendimento-do-bb-em-porto-velho-debate-de-alto-nivel-entre-cujui-e-hildon-,89330.shtml