Folha do Sul
Publicada em 10/11/2020 às 12h44
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no Brasil terminou na semana passada. O público-alvo estimado apto a ser vacinado é de 11,2 milhões de crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. Segundo dados preliminares das Secretarias Estaduais de Saúde, 4,9 milhões de crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil do dia 05 até o dia 29 de outubro.
Até o dia 29/10, cerca de 6,3 (55,9%) milhões de crianças ainda não haviam sido vacinadas contra a doença. Os Estados podem continuar com as mobilizações de acordo com o planejamento e estoque locais.
O Estado de Rondônia possuía até o dia 29/10 o menor índice de vacinação, apenas 17,3% das crianças foram vacinadas contra poliomielite.
Ressalta-se que a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave que afeta o sistema nervoso, podendo provocar paralisia permanente ou transitória dos membros inferiores. Não existe tratamento e a única forma de prevenção é a vacinação.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil vem desenvolvendo um importante papel no combate à poliomielite. Ao longo de 47 anos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio das ações de vacinação, tem contribuído de forma ativa para manter o país livre da doença. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas.
No Brasil, o último caso de poliomielite ocorreu em 1989, na cidade de Sousa, na Paraíba. A vacinação está por trás desse êxito.
Os dados acima foram coletados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SIPNI, dia 03/11 até as 10h00min e estão em constante atualização.
É importante ressaltar que os dados apresentados são preliminares e os municípios têm até o final de novembro para registrar as doses aplicadas no sistema de informações do Ministério da Saúde. Isso explica o motivo de alguns municípios não terem registrado ainda nenhuma dose aplicada.
Conforme observa-se na tabela acima, até o momento, dos 52 municípios do Estado de Rondônia apenas Corumbiara conseguiu atingir 100% da meta de vacinação, o município de Nova União atingiu 98,41% da meta, seguido pelo município de Presidente Médici com 88,82%.
Entre os munícipios com menor índice de vacinação, desconsiderando aqueles municípios que ainda não iniciaram os registros das doses aplicadas, estão Candeias do Jamari com 6,86% das crianças vacinadas, seguido de Vilhena com 8,26%, Chupinguaia com 10,82%, e Porto Velho com 13,86.
A recomendação do Ministério da Saúde é que os estados que não atingirem a meta continuem com a vacinação de rotina oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/11/municipio-e-unico-do-estado-que-vacinou-100-das-criancas-contra-paralisia-infantil,89701.shtml