G1 RO
Publicada em 15/11/2020 às 18h53
O superintendente da Polícia Federal (PF) em Rondônia, Agostinho Cascardo, repassou um balanço sobre as ações da corporação nas eleições. Segundo ele, três pessoas foram presas em flagrante no estado, sendo duas por transporte irregular de eleitores em Porto Velho e Guajará-Mirim e mais um por compra de votos na capital.
"Foram também apenas 8 termos circunstanciados de ocorrência, sendo cinco em Ji-Paraná, dois por boca de urna, um por sigilo de voto e dois por propaganda irregular, e os outros três termos por boca de urna em Porto Velho, Buritis e Cujubim", detalhou.
O superintendente não informou a quantidade de policiais nas ruas, mas confirmou que as ações decorreram em dez cidades do estado, além dos municípios base, onde há delegacia.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) de Rondônia explicou que, nas eleições anteriores, o tribunal repassava os dados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que, este ano, é o TSE que vai passar os dados ao TRE.
O idoso Gumercindo das Neves, de 91 anos, fez questão de eleger seus representantes neste domingo (15). Ele votou na escola Brasília (Santa Marcelina), em Porto Velho.
Eleições 2020: O idoso Gumercindo das Neves, de 91 anos, fez questão de votar neste domingo (15). (Foto: Gumercindo das Neves/Arquivo pessoal)
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia divulgou, por volta das 15h50 deste domingo (15), um boletim informativo com os dados das eleições 2020. Segundo o TRE, 21 eleitores foram presos ou conduzidos à delegacia, sendo 38% em Porto Velho (8 eleitores). Um candidato a vereador de Ji-Paraná foi conduzido à delegacia. O TRE informou que, no momento, os dados de conduzidos e presos não foram separados.
As outras prisões e conduções foram em Ouro Preto do Oeste (5), Cabixi (3), Ji-Paraná (2), Buritis (1) e Machadinho D'Oeste (1). Um menor foi conduzido em Ouro Preto.
Houve também:
37 denúncias de crimes eleitorais, sendo 8 por compra de votos e 29 por boca de urna; e
37 ocorrências em urna, sendo 24 substituídas. As demais apresentaram problemas de operacionalização.
A central de atendimento do tribunal recebeu 1641 pedidos de informação, a maioria para saber o local de votação.
Uma pia foi instalada na escola Dom João Batista Costa, em Candeias do Jamari (RO). As equipes do TRE informaram que a instalação é do colégio.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/11/policia-federal-prende-tres-pessoas-por-compra-de-voto-e-transporte-irregular-de-eleitor,90214.shtml