Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 23/11/2020 às 15h05
Eleições – A disputa pela Prefeitura de Porto Velho, que terá eleições em segundo turno no próximo domingo (29), já provoca movimentação mais intensa nas ruas e avenidas da capital. O trabalho junto ao eleitorado é muito importante nesta reta final de campanha. Como tínhamos 15 candidatos no primeiro turno e agora somente dois, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), que concorre à reeleição e a vereadora Cristiane Lopes (PP) o número de indecisos é grande. O trabalho nesta semana será fundamental para que o eleitor seja sensibilizado a votar em determinado candidato.
Abstenção – Outro problema, grave, que os candidatos e seus assessores devem priorizar é com a ausência do eleitor para votar. No primeiro turno a abstenção esteve em torno de 30% e a expectativa é que, sem a presença dos candidatos à câmara de vereadores a fatia de eleitor disposto a não votar será bem maior que no primeiro turno. A motivação é muito importante neste momento decisivo para escolha do futuro governante da capital a partir de janeiro do próximo ano. O eleitor deve ser mais bem conscientizado sobre a importância da escolha do novo prefeito e que a omissão em votar é o primeiro passo, para favorecer eleição de pessoas que nada tem a ver com a realidade de cada município, Estados e Nação.
Ji-Paraná - O jovem empresário e presidente do diretório municipal do MDB de Ji-Paraná, Jônatas França, que reestruturou o partido no segundo maior colégio eleitoral do Estado, disse que o prefeito-eleito, Isaú Fonseca, tem planos ousados, mas viáveis para a cidade e área rural do município. O MDB não conseguiu eleger ao menos 4 vereadores, como estava planejado, elegeu dois, mas o grupo de sustentação ao futuro governo municipal já está sendo articulado, para que o prefeito Isaú Fonseca, possa administrar com segurança a partir de janeiro do próximo ano. Também está sendo elaborada uma equipe em condições de oferecer o suporte necessário para uma administração bem próxima da perfeição.
Muleta – A deputada estadual Cássia Muleta (Pode-Jaru) não foi candidata a cargo eletivo nas eleições do último dia 15, mas apoiou candidatos a prefeito e a vereador com sucesso em vários municípios. Os novos prefeitos de Theobroma, Gilliard Gomes (PSD) e de Jorge Teixeira, Gilmar Tomaz (PP) foram eleitos com apoio direto da deputada, que não mediu esforços em acompanha-los durante a campanha política, sem deixar de cumprir com suas funções na Assembleia Legislativa, onde exerce o cargo de segundo vice-presidente, mas foi decisiva. Os prefeitos-eleitos de Nova União, João Levi (PSD) e Vale do Anari, Anildo Alberton (MDB), também tiveram a deputada Cássia como parceira durante a campanha eleitoral, assim como vários vereadores eleitos nos quatro municípios da região polarizada por Jaru.
Equipes – Assim como os prefeitos que conseguiam se eleger e os que se reelegeram, boa parte dos méritos foi pelas equipes que trabalharam durante a curta e corrida campanha eleitoral. Dos 52 municípios de Rondônia, somente Porto Velho tem eleições em segundo turno, para eleger o futuro prefeito, pois os vereadores já foram eleitos. Nos demais os prefeitos e vereadores já se preparam para a posse no dia 1º de janeiro. O sucesso da administração depende não apenas do político eleito, mas também da equipe que ele formará. É importante que o prefeito, principalmente, saiba que, muita gente que esteve com ele até às eleições, não terá condições de assumir um cargo público de relevância. Não basta ser “amigo do Rei”, mas ter competência para estar ao lado do Rei. É importante não esquecer que puxa-saco e formiga tem em todo lugar, por isso, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
Respigo
Com as atividades presenciais paralisadas devido a pandemia, a Escola do Legislativo (EL), a escola dos deputados estaduais, mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), presidido por Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) promove na tarde de hoje (22), das 17h às 18h live com o tema “Trajetória do Negro em Rondônia” +++ O jornalista, escritor e compositor popular, Adaídes Batista, o popular “Dadá” é o mediador tendo como convidados os professores Marcos Teixeira, Dr. da Universidade Federal de Rondônia-Unir e Francisco Matias, historiador, jornalista e analista político. A live inicia às 17h com duração de 60 minutos e transmitida pelos endereços eletrônicos, @escoladolegislativoro (Instagram e Facebook) +++ Domingo (29) Porto Velho terá eleições em segundo turno e elegerá o seu novo prefeito, o atual, Hildon Chaves (PSDB), que poderá ser reeleito e a vereadora Cristiane Lopes (PP), que é sua adversária +++ Não importa quem comandará o município a partir de 2021, mas é fundamental que uma das missões é que tenha consciência, que é necessário acabar com o transporte clandestino de passageiros na capital +++ É vergonhosa a concorrência desleal de proprietários de veículos sem credenciamento para transportar passageiros, que assediam passageiros nas paradas de ônibus prejudicando a empresa e colocando em risco as pessoas, que teimam em depender de um transporte ilegal. Quem for o prefeito-eleito deverá ser cobrado pelo povo usuário e pelos vereadores, principalmente, para que Porto Velho volte a ter um transporte coletivo urbano digno e seguro, mas com a concorrência desleal e ilegal não há empresa que suporte, porque quem transporta idosos, estudantes é a é a concessionária de ônibus não os veículos clandestinos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/11/aumenta-mobilizacao-para-eleicoes-em-segundo-turno-na-capital-abstencao-preocupa-candidatos-em-porto-velho-a-importancia-na-escolha-de-boas-equipes-para-assessorar-prefeitos-,90859.shtml