Jaqueline Malta/Secom
Publicada em 27/11/2020 às 11h25
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) adquiriu Equipamentos de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de melhorar a alta disponibilidade de serviços aos contribuintes, que já estão sendo trabalhados pela Gerência de Tecnologia de Informação e Comunicação da Sefin (Getic). Com essa aquisição, o acesso aos serviços nas áreas de receitas e despesas ganhou mais celeridade e a garantia de continuarem em funcionamento mesmo em casos de interrupções de energia, otimizando também os trabalhos dos servidores atuantes nesta área.
De acordo com o gerente da Getic, Rafael Simões, o governo do Estado tem se empenhado em desenvolver o trabalho de uma TI mais colaborativa e isso tem gerado bons resultados, a exemplo do projeto elaborado para o posto fiscal de Vilhena, para aquisição de um gerador. “Trata-se de um projeto futuro, onde reaproveitaremos os nobreaks que atendiam o DataCenter da Sefin, e agora serão instalados no Posto Fiscal de Vilhena, garantindo a continuidade dos trabalhos naquele local, ainda que tenhamos interrupção do fornecimento de energia elétrica”, detalha Simões.
O gerente enfatiza ainda que na TI do Estado nada é descartado. Ao invés do descarte, é feita a doação dos equipamentos. “Recentemente adquirimos novos computadores para a Sefin e os que foram usados, e que ainda estão em bom estado, são encaminhados para outras secretarias através de doação. Esse é o diferencial do planejamento dessa TI colaborativa dentro do próprio Executivo”, observou.
Além disso, outra ação desenvolvida pela GETIC foi a aquisição de um equipamento de armazenamento de dados, O Storage, que se compara a um HD de grande capacidade de armazenamento, tem como função armazenar os dados da Secretaria de Finanças, propiciando uma maior capacidade volumétrica, e permitindo a continuidade de projetos que estavam aguardando espaços para guarda de dados.
Para organização dessa estrutura, a Getic adquiriu a solução “Fitoteca” ou “Tapelibrary”, onde são armazenados os dados de toda secretaria, e é mantida uma “rotatividade” semanal, de forma a garantir o retorno de todos os serviços no caso de um desastre. Uma forma econômica de manter esses dados armazenados. Em um futuro próximo, esses dados serão encaminhados para o Projeto Núvem, ainda em fase de avaliação.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/11/investimentos-em-tecnologia-da-informacao-aprimoram-disponibilidade-de-servicos-aos-contribuintes-de-rondonia,91244.shtml