Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 13/12/2020 às 10h34
O jornalista e advogado Paulo Henrique Silva se elegeu vereador em Cacoal pelo PTB. Pessoa simples, que vendeu queijo na praça para pode sobreviver, hoje pode ser considerado um vencedor e, apesar de jovem, promete trabalhar com afinco na política, para melhorar as condições sociais da população.
Na entrevista do RONDONIA DINÂMICA, o “Dr. Paulo” como agora é mais conhecido, fala um pouco da sua luta para constituir família, alcançar os objetivos na vida e como será sua atuação na câmara de vereadores da “Capital do Café”, uma das cidades de maior importância, social, política e econômica de Rondônia. Confira a entrevista.
Quem é o vereador Paulo Henrique Silva?
PHS é cristão, católico, 36 anos, advogado, jornalista e empreendedor nato (ex-vendedor de queijo). É pai da Maria Clara, filho da Dona Marli (Bairro Paineiras), irmão do Éder e do Deibton José. Atuou em projetos sociais para preparatório de concurso público e exerce a advocacia na cidade de Cacoal. Iniciou a atividade política incentivando a participação popular e colocando os interesses coletivos acima dos individuais. O objetivo é elevar o nível do debate e da gestão pública.
RD – Qual seu posicionamento relacionado a futura administração municipal? Comporá o grupo de apoio ao prefeito Fúria?
PHS - Não serei oposição ao prefeito Fúria. A democracia nos impõe respeito e harmonia entre os poderes. A população, através do voto de confiança, me conduziu ao parlamento municipal. Cabe a mim cumprir meu papel constitucional, fiscalizando e acompanhando às ações do executivo municipal com imparcialidade. Qualquer iniciativa do prefeito em prol da população e do município de Cacoal terá meu voto favorável. Porém se houver projetos que elevem a carga tributária, desrespeito ao servidor público terá meu repúdio e voto contrário.
RD – Quais os projetos de lei que pretende apresentar sobre itens fundamentais para Cacoal?
PHS – Os voltados a agricultura familiar, justiça, cidadania, assistência social, direitos dos jovens da 3° idade, preservação ao meio ambiente, resgate ao patrimônio histórico do município e políticas públicas para geração de emprego e renda. Projetos de urbanização, iluminação e passarelas para portadores de necessidades especiais, complementando o plano de mobilidade urbana que está sendo realizado em Cacoal estão entre as prioridades.
RD – Tem propostas para jovens e adolescentes?
PHS – Vamos propor incentivo ao esporte, através de políticas públicas voltadas às crianças e jovens com a interação (qualificação/emprego, combate às drogas), visando a inclusão social, defendendo a restauração de campos de futebol que estão abandonados em bairros carentes principalmente. Bairros dispõem de áreas abandonadas que podem se tornar hortas comunitárias. Vamos propor projeto para que cada bairro organize e faça desses espaços algo coletivo, que gere emprego e renda aos próprios moradores. Na área social as Casas de Abrigo, instituições filantrópicas, comunidade surda precisam de muita atenção.
RD – Tem alguma sugestão ao governo municipal para melhorar o trânsito permanente nas estradas vicinais para garantir o escoamento das safras?
PHS – Assim que assumir irei propor ao executivo municipal a destinação de recursos para aquisição de máquinas para criar a Patrulha Mecanizada, para atender exclusivamente os produtores rurais. Estive em várias linhas e pude ouvir as necessidades de cada produtor de diversos segmentos agrícolas. A maior reivindicação é que se tenha estradas de qualidade para a escoação da produção.
RD – O programa Porteira Adentro tem seu apoio?
PHS – Com o retorno do “Programa Porteira Adentro”, vamos garantir estradas de qualidade, facilitando a escoação da safra. Temos que dar incentivo à cafeicultura, apicultura, piscicultura, pecuária, hortaliças, agricultura familiar e ao agronegócio, visando a geração de emprego e o desenvolvimento do setor produtivo. Daremos apoio às ações da Câmara Setorial do Café, além de facilitar o acesso às famílias do campo, as instituições bancárias e governamentais visando treinamento, capacitação e busca de recursos para aumentar a produção e geração de renda aos membros da agricultura familiar.
RD – O que falta na área de saúde que você pode ajudar o poder executivo a resolver?
PHS – Em Rondônia já temos consórcio público de saúde, mas não funciona como deveria. Em Sorriso-MT esse modelo funciona muito bem. Quero trazer esse modelo para Cacoal e apresentar ao chefe do executivo. O consórcio público representa a possibilidade de oferecer à população um atendimento de maior amplitude e qualidade, ante a baixa capacidade operacional, estrutura administrativa insuficiente e ineficaz, sendo a maior reclamação da população.
RD – Acredita que terá apoio do prefeito?
PHS – Como vereador não tenho poder de execução, mas apresentarei esse projeto inovador para o executivo municipal. O consórcio dá certo em grandes metrópoles e tenho certeza que dará certo em Cacoal. Somos referência na área da saúde no Estado de Rondônia. Temos que modernizar e acompanhar cidades como Sorriso, que não é uma metrópole, mas que é diferencial em saúde pública no Brasil.
RD – Saneamento básico é um dos maiores problemas dos municípios, mas Cacoal está em fase mais avançada, graças ao ex-prefeito Divino Cardoso. Tem algum projeto para sugerir ao poder executivo?
PHS – Cacoal é referência quanto ao quesito saneamento básico para Rondônia. Foi a primeira cidade a promover qualidade de vida para os munícipes na gestão do ex-prefeito Divino Cardoso. Todos os gestores deram continuidade. Precisamos avançar e concluir as obras em andamento.
RD – que está faltando no segmento?
PHS – Torna-se essencial levar infraestrutura e saneamento básico para o Riozinho (distrito de Cacoal). O distrito possui aproximadamente 4.400 habitantes e fica distante 10 km de Cacoal. O nosso mandato vai em busca de recursos da Bancada Federal e Estadual para contribuir com a administração municipal e ampliar as obras de saneamento básico.
RD – Por que resolveu entrar na política?
PHS – Em busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas que mais necessitam. Vim de família humilde, sei das dificuldades encontradas por centenas de famílias da nossa cidade. Acredito que a política é o único instrumento social capaz de mudar a realidade de uma cidade, de um bairro e do seu povo. Decidi sair dos bastidores e me colocar à disposição da população da capital do café. A política só vai funcionar para as pessoas comuns, quando as pessoas comuns e talentosas começarem a participar da política. É necessário que enxergue a política como missão, propósito e não como negócio.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/12/vereador-paulo-henrique-de-cacoal-sera-um-parceiro-do-prefeito-mas-exigente-,92459.shtml