Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 23/12/2020 às 15h06
Governo – Com a possibilidade de o ex-governador Ivo Cassol, do PP, concorrer ao governo do Estado em 2022, o desempenho dos prefeitos-eleitos, que assumirão a partir de janeiro será decisivo na sucessão estadual. Destaque para Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado (mais de 330 mil eleitores), que reelegeu Hildon Chaves (PSDB) para um segundo mandato nas eleições de novembro. Os tucanos têm três nomes em condições de concorrer, com chances de sucesso ao governo do Estado. Além de Hildon, o ex-senador Expedito Júnior, que sonha em governar Rondônia e tem cacife eleitoral para concorrer ao cargo, conta com a deputada federal e presidente do PSDB no Estado, Mariana Carvalho. Na única das três vagas ao Senado, Expedito seria o nome mais forte, mas seu objetivo é o cargo de governador. Já Hildon entrou na política para se eleger federal, o que será relativamente fácil, caso Mariana concorra ao governo.
Governo II – É um quadro completo, mas como todos são bons de votos a escolha certa poderá garantir o governo do Estado, a vaga ao Senado e um dos oito deputados federais para o PSDB. Mas Cassol não pode ser ignorado, pois é bom de voto e difícil de ser batido numa campanha tête-à-tête. Temos o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade), o senador Marcos Rogério, que preside o DEM no Estado, que conseguiu eleger vários prefeitos e muitos vereadores. Além de ser bom de voto e de conversa fácil. Como quem não quer nada há o ex-governador Confúcio Moura, hoje o “grande líder” do MDB no Estado, que também tem o seu espaço político. O governador Marcos Rocha (Sem Partido), tem quase dois anos para ajustar sua administração, que caminha a passos de tartaruga, mas é um nome a ser considerado. É o quadro atual à sucessão estadual ganhando formato para 2022.
Energisa – Notícias boas. O Programa Eficiência Energética da empresa, beneficiou, segundo a assessoria, mais de 1.000 famílias neste ano em Rondônia. Ótimo. Famílias carentes, que tinham geladeiras de alto consumo de energia elétrica tiveram o eletrodoméstico substituído, gratuitamente no Estado, após um rígido cadastro. A Energisa também anunciou esta semana a conclusão de 15 empreendimentos no Estado, como as subestações de Costa Marques e no Distrito de São Domingos. Foram favorecidas nas diversas obras da empresa cerca de 23 mil pessoas no interior do Estado. Assim como as ações negativas, as positivas da Energisa também são destaques, porque o que importa na comunicação é a informação e não a badalação.
Coerência – Na sessão de encerramento do ano letivo da câmara de vereadores de Porto Velho, realizada esta semana, estava na pauta o reajuste salarial do prefeito, vice e vereadores. É de lei. Os “nobres-pares”, democraticamente optaram por manter os mesmos valores deste ano que está terminando e que foi muito difícil para o mundo, em razão do coronavírus, que tantos problemas causaram, inclusive matando milhares de pessoas. Atitude coerente e responsável dos vereadores, mesmo que, boa parte deles não volte no próximo ano, porque não se reelegeu ou não disputou a reeleição. Os munícipes também agradecem, porque boa parte, teve que sobreviver neste complicado ano de luta contra a pandemia.
Recesso – Com o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, governos estaduais, prefeituras e câmara de vereadores entrando em recesso as notícias sobre política vão ficando mais difíceis, mesmo com as posses de prefeitos e vereadores, que ocorrerão no primeiro dia do próximo ano. Como enfrentamos um ano difícil, com o covid-19 ao lado, provocando até o adiamento das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro para novembro, este ano vai terminando como um dos anos mais difíceis, econômica, social e politicamente das últimas décadas. Desde o reconhecimento da pandemia, em março último, que a maior parte da população vem sobrevivendo, literalmente e sempre preocupada com a ameaça letal do coronavírus. Que venha 2021...
Respigo
Em Ariquemes o assunto mais comentado é sobre a composição do secretariado da prefeita-eleita (e diplomada) Carla Redano (Patriota). Em nenhum momento Carla deixou transparecer quem são os nomes da sua futura equipe de trabalho, após a posse, que ocorrerá no próximo dia 10 +++ O movimento nos principais aeroportos do Brasil é enorme desde o início da semana. Congonhas, Guarulhos, Cumbica e Viracopos em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Pampulha em Belo Horizonte e os demais das principais capitais estão lotados +++ Apesar da exigência do uso da máscara, o distanciamento não existe nesses locais. Certamente a partir de fevereiro, caso não chegue a vacina teremos uma nova onda de contaminação pelo coronavírus, que já é uma endemia, ou seja, teremos que conviver com ele, mesmo com a chegada da vacina, pois teremos pessoas contaminadas depois de meses. Infelizmente é a realidade, triste, mas é +++ É importante lembrar que a disseminação do vírus no Brasil ocorreu, após o Carnaval deste ano. E quando ocorreram os maiores focos de contaminação no Rio Janeiro, São Paulo e Bahia, onde a Festa de Momo reúne anualmente milhares e milhares de pessoas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2020/12/cassol-prepara-investida-para-concorrer-em-2022-costa-marques-e-sao-domingos-ganham-subestacoes-de-energia-eletrica-coerencia-dos-vereadores-de-porto-velho-na-questao-salarial-,93229.shtml